Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


5 participantes

    óleos para fazer comida - qual o melhor?

    avatar
    santaleh


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 21/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por santaleh Qui Ago 28, 2014 10:39 pm

    Então... qual o melhor óleo para fazer comida?
    ja ouvir dizer que não é bom usar o azeite super aquecido, ou seja, seria bom apenas como preparo de saladas, isso procede?
    quando o azeite é super aquecido ele perde seus nutrientes?

    Afinal para fazer comida qual o melhor jeito? manteiga? banha? azeite? oleo de soja? oleo de milho?

    Se puder me tirar essa dúvida...
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Borg Sex Ago 29, 2014 1:05 am

    Depende muito da comida que deseja fazer.

    Para frituras simples, como batata frita, o melhor ainda é o óleo vegetal de boa qualidade. Pode ser de Soja, Milho, Algodão, Girassol, Canola...

    Manteigas e banhas possuem o inconveniente de possuírem componentes de origem animal, muita gordura saturada... sem falar na sobrecarga que darão no fígado...

    O importante é não deixar o óleo fazer aniversário na frigideira. Começou a escurecer, mesmo que de leve... tá na hora de jogar fora e pegar outro.
    avatar
    santaleh


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 21/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por santaleh Sex Ago 29, 2014 8:41 am

    e o óleo de azeite para fazer comida, é indicado? ou so indica-se para saladas?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Borg Sex Ago 29, 2014 12:35 pm

    Azeite não é bom para fritura. Seu ponto de fulgor (onde na prática ele gera fumaça) é muito baixo. Nesse ponto o azeite começa a sofrer reações diversas, deixando de ser o produto saudável que todos recomendam. Azeite é bom pra saladas, molhos frios, aperitivos... se for pra cozinhar, assar ou fritar, é melhor usar óleo refinado de soja, girassol, canola, milho, algodão...
    avatar
    iriss


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 29/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por iriss Sex Ago 29, 2014 1:51 pm

    mas, e para comida normal, tipo: arroz, feijão, legumes, o azeite é indicado ?
    avatar
    santaleh


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 21/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por santaleh Sex Ago 29, 2014 2:02 pm

    obrigada iriss, eu queria perguntar isso, acho que me expressei errado.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Borg Sex Ago 29, 2014 2:11 pm

    iriss escreveu:mas, e para comida normal, tipo: arroz, feijão, legumes, o azeite é indicado ?


    Não. A não ser que ele seja adicionado depois da fase de fritura do tempero, quando adicionamos óleo, alho, pimenta, cebola, etc... pra dourar. Se for adicionado no final, já com o alimento quase pronto, não há problema nenhum. Se for colocar azeite pra dourar cebola, alho e pimenta, ele perde totalmente a sua função, vai gerar fumaça e reações de decomposição. Jogou dinheiro fora.
    avatar
    iriss


    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 29/08/2014

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por iriss Sex Ago 29, 2014 2:36 pm

    entendi. Eu fiz tudo errado então desde sempre, nos últimos anos fazia arroz, feijão, comida em geral com óleo de azeite exatamente para dourar a cebola ou o alho.

    Bom saber disso. Nessa caso então o melhor é fazer com o óleo vegetal. E tem diferença neses óleos pq vejo de soja, de milho.... ou é tudo igual??
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Tandra Sex Ago 29, 2014 2:39 pm

    eu tbm fazia extremamente errado e por algum motivo eu achava que era mais saudável. Bom saber disso agora.
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Lammarr Seg Set 08, 2014 6:55 pm

    A questão de usar o azeite tem a ver, creio eu, com o sabor. Tudo fica mais saboroso com azeite. Os espanhóis só usam azeite. Tem também a questão da diferença entre os azeites. Tem os que tem menos acidez, usados em saladas, e os com mais acidez, mais resistentes para ir ao fogo. Mas como a gente tem óleos para todo gosto, dá pra variar.

    Mas falo apenas como cozinheiro de fundo de quintal. Valorizo muito o quesito sabor. Já que, de um modo ou de outro, todos os óleos vão sofrer alteração em sua estrutura, vario de acordo com o que estou cozinhando, ou mesmo a técnica...

    Azeite: Filés de peixe, que fritam muito rápido, molhos, refogados em geral e tudo que vc só irá dourar o alho ou a cebola e depois refogar. Nesse caso não se deve esperar o azeite esquentar, como fazemos com o óleo de soja e outros. O tempo é diferente, mais rápido. Ovo também prefiro azeite (mas pra isso tem que ter uma panela anti-aderente).

    Outros óleos: Uso mais o de soja mesmo, não conseguiram me convencer que os de girassol, canola, etc levam vantagem, a não ser no preço. Aí sim, frituras em geral, batatas, filés, chuletas.

    O arroz até dá pra fazer com azeite, mas depende da técnica. Com azeite doura-se o alho em uma panela em separado. Retira-se o alho e salva. Na panela que se fará o arroz junta-se o arroz, azeite novo, o alho pré dourado e a água. Aí é só refogar. Tem muito cozinheiro que faz assim. Eu cá prefiro o modo da minha mãe. Uso óleo de soja, frito o alho picado, frito o arroz até ele não aguentar mais e só depois acrescento a água. Refogo em fogo normal até secar a água. Tampo, desligo o fogo e ele se alto-cozinha. Fácil.

    Carnes ao forno fujo do azeite.

    Conteúdo patrocinado


    óleos para fazer comida - qual o melhor? Empty Re: óleos para fazer comida - qual o melhor?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 14, 2024 5:07 pm