Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+3
gigiobbr
Tandra
Malévola
7 participantes

    Reaproveitamento de comida

    Malévola
    Malévola


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 05/09/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Malévola Qua Set 17, 2014 4:01 pm

    fiquei na dúvida se criava esse tópico ou se postava no tópico de culinária caseira. Porém por ser um assunto um pouco diferente resolvi abrir o tópico para falarmos sobre como melhor  aproveitar aquela comida que sobra na janta, ou naquele almoço de domingo.

    Bom vou começar com a que eu mais gosto. Bolinho de arroz.

       arroz velho (eu uso arroz velho, assim reaproveito e não jogo fora) cozido
       queijo ralado
       1 copo de leite
       cheiro verde picado
       fermento em pó, eu uso uma colher
       amido de milho
       farinha de trigo, eu uso um copo
       3 ovos
       óleo para fritar

    Misture bem, lembrando que as proporções de cada ingrediente depende do tanto de pessoas que vai comer.
    Dps é so fritar em óleo quente.

    Dps vou pegar essa receita e postar no tópico de culinária caseira.

    e Vcs como fazem para reaproveitar a comida que sobra??
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Tandra Qui Set 18, 2014 2:32 pm

    Eu tb reaproveito o arroz, faço assim: separo em porções não muito pequenas e nem muito grandes e guardo na geladeira a medida que vou cozinhando um arroz novo após refogar (acrescentar agua para cozinhá-lo) eu adiciono a porção do arroz velho. Ele fica como se novo fosse e evito o desperdício. Odeio desperdício. O que eu puder fazer para evitar eu faço.

    avatar
    gigiobbr


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 17/09/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por gigiobbr Qui Set 18, 2014 3:57 pm

    Geralmente gosto de reaproveitar sobras com a famosa torta de liquidificador. Mas depende do que sobra... A massa básica que faço é:

    3 ovos
    1 e 1/2 xícara de leite
    1/2 xícara de óleo (na maioria das vezes uso óleo de girassol e azeite)
    1 colher de fermento em pó (químico)
    12 colheres de farinha de trigo.
    1 pct de parmesão ralado
    Sal ou tempero a gosto (gosto de colocar uma pitada de orégano também).

    As sobras, geralmente algum legume refogado, salsicha e molho que sobraram do hot dog, sobra de frios, carne assada ou cozida, vão como recheio. Incremento um pouco com alguns tomates picados, queijo etc. Já fiz essa massa substituindo parte da farinha de trigo por farinha integral, farelo de soja, fubá, centeio etc etc (cerca de 30%) e fica muito bom. Umas duas vezes usei sobras de arroz para substituir até metade do trigo utilizado e o resultado foi bom. É só despejar a massa em uma forma untada, colocar o recheio por cima, forno pré-aquecido, de 40minutos a 1 hora e voilá. =)
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Lammarr Seg Set 22, 2014 3:34 pm

    Eu, usualmente, quando sobra arroz, ou macarrão, gosto de colocar um pouquinho de azeite numa frigideira, alho picado, cebola picada, alguma carne que tenha sobrado picada, ou mesmo fresca picada. Aqui, tendo alguns legumes pré cozidos ou crus bem picadinhos pode entrar. Frito bem, acrescento um ou dois ou três ou quatro ovos, frito bem, misturo e jogo o arroz ou macarrão por cima, misturo. Depois, coentro ou cebolinha ou salsa. Se eu não tivesse carne na fase anterior eu abriria uma sardinha em lata e misturaria no final.
    Malévola
    Malévola


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 05/09/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Malévola Qua Set 24, 2014 10:16 am

    essa do gigio e da tandra eu ja conhecia, mas, essa do lammar não.. é tipo um.. Mexido? aqui na minha cidade qnd a gente mistura as sobras do almoço na janta, chamamos de mexido, é tipo isso lammar??
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Lammarr Qua Set 24, 2014 7:07 pm

    kansy escreveu:essa do gigio e da tandra eu  ja conhecia, mas, essa do lammar não.. é tipo um.. Mexido? aqui na minha cidade qnd a gente mistura as sobras do almoço na janta, chamamos de mexido, é tipo isso lammar??

    Isso mesmo rsrsrs Também chamamos mexido. O que eu faço é dar uma retocada, ou guaribada, usando alho e cebola né. Acho que todos, uma vez ou outra fazemos essa comida de emergência rsrsrs
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Borg Qui Set 25, 2014 7:58 am

    Esse material sobre o bolinho de arroz vai me ser muito útil nesse fim de semana, ehehehehe
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Laerte Dom Out 26, 2014 2:54 pm

    Gosto muito de utilizar as cascas do abacaxi para fazer suco.

    e também, como disse o lammarr tem aquele mexido que não pode faltar. Tenho hoje o privilegio de conhecer vários restaurantes deliciosos, mas, confesso, que ainda me amarro no mexido que minha esposa faz
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por morpheus Qui Nov 20, 2014 8:05 pm

    gigiobbr escreveu:Geralmente gosto de reaproveitar sobras com a famosa torta de liquidificador. Mas depende do que sobra... A massa básica que faço é:

    3 ovos
    1 e 1/2 xícara de leite
    1/2 xícara de óleo (na maioria das vezes uso óleo de girassol e azeite)
    1 colher de fermento em pó (químico)
    12 colheres de farinha de trigo.
    1 pct de parmesão ralado
    Sal ou tempero a gosto (gosto de colocar uma pitada de orégano também).

    As sobras, geralmente algum legume refogado, salsicha e molho que sobraram do hot dog, sobra de frios, carne assada ou cozida, vão como recheio. Incremento um pouco com alguns tomates picados, queijo etc. Já fiz essa massa substituindo parte da farinha de trigo por farinha integral, farelo de soja, fubá, centeio etc etc (cerca de 30%) e fica muito bom. Umas duas vezes usei sobras de arroz para substituir até metade do trigo utilizado e o resultado foi bom. É só despejar a massa em uma forma untada, colocar o recheio por cima, forno pré-aquecido, de 40minutos a 1 hora e voilá. =)

    receita devidamente anotada hehehehehehehe

    Conteúdo patrocinado


    Reaproveitamento de comida Empty Re: Reaproveitamento de comida

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 11:30 pm