Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


4 participantes

    Alimentos Transgênicos...

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alimentos Transgênicos... Empty Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Borg Sex Ago 29, 2014 9:14 pm

    Vamos discutir sensatamente... tenho certeza de que muitos irão se surpreender com infos que serão postadas aqui.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Dartagnan Sex Ago 29, 2014 9:30 pm

    Taí um assunto e tanto. Reconheço que minha visão sobre esse assunto, não tem nada de científica e beira mais a fé mesmo. Seria uma explicação longa, apesar de ser um tanto holístico...mas aos poucos vou falando disso.

    Uma coisa interessante foi ter visto o óleo da marca Leve, que até então dava ênfase na embalagem 'Livre de transgênicos' já está sendo vendido com o T indicativo. Detalhe que, rigorosamente com o mesmo código de barras....não sei se teoricamente o produto seria outro só por esse detalhe, mas achei curioso....
    SKY1968
    SKY1968


    Mensagens : 166
    Data de inscrição : 31/08/2014

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por SKY1968 Ter Set 02, 2014 5:17 pm

    Eu "sento o pau"(como mesmo!) sem querer saber..

    Minha esposa fica no grilo pra saber se é ou não, mas eu sinceramente não ligo.

    Em casa não entra pq a patroa não deixa.

    Ela tem razão em evitar a todo custo esses alimentos? Hj ja pode-se afirmar que eles são nocivos de alguma maneira?
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Dartagnan Ter Set 02, 2014 5:38 pm

    Eu acho que é justamente por não sabermos, que advém esse medo. Não bato o martelo nesse assunto, mas sou desconfiado... Suspect ...se puder evitar, eu evito. E hoje tá tão difícil fazer isso...

    Estudos sobre os efeitos de determinada alimentação no nosso corpo podem levar décadas, e estão sujeitas a várias imperfeições (já que não dá pra simplesmente trancar as pessoas e controlar todas as variáveis que podem interferir nos resultados). Eu sei que existem alguns estudos japoneses a respeito dos agrotóxicos no nosso organismo ao longo da vida. O problema é determinar que foi exatamente aquilo, e não outro fator, que desencadeou o dito problema Neutral .

    Desconheço se existem estudos desse tipo para os transgênicos (eu acho que não), e na certa, quando chegar a existir, vão abafar com toda a força silent .
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Tandra Ter Set 02, 2014 5:47 pm

    posso estar enganada, mas, eu sempre tive para mim que os transgênicos eram melhores. Pelo menos eu sei a procedências, prefiro eles aos orgânicos, quem me garante que são 100% orgânicos mesmo?

    Comigo não tem disso como mesmo e outra hj em dia quase tudo é transgênico. Sky sua mulher fala que não come né?? mas ela usa farinha de trigo em casa?? ela usa milharina?? maisena?? tudo isso vem com um "T" é T de transgênico... hj dia tomou conta, acho mto difícil alguém ter uma alimentação livre disso.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Borg Ter Set 02, 2014 8:46 pm

    SKY1968 escreveu:Eu "sento o pau"(como mesmo!) sem querer saber..

    Minha esposa fica no grilo pra saber se é ou não, mas eu sinceramente não ligo.

    Em casa não entra pq a patroa não deixa.

    Ela tem razão em evitar a todo custo esses alimentos? Hj ja pode-se afirmar que eles são nocivos de alguma maneira?


    Vc come transgênicos há mais de 10 anos. Sua esposa os ingere há mais de 10 anos. Vc os come nos melhores restaurantes do país há mais de 10 anos. Eu falo 10 anos, mas tem gente que entende muuuito mais do que eu e coloca logo 25 anos... mas eu sou otimista, eheheheh....

    É um tema que eu preciso de tempo pra colaborar pq vai ser um texto... longo. E precisa ser um texto de assimilação geral...

    Mas já adianto que 100% da soja e do milho brasileiros e da maior parte do mundo são transgênicos HÁ MUITO TEMPO, inclusive o que nego vende como orgânico, com raríssimas exceções provenientes da roça do fazendeiro de lá de longe que planta apenas o necessário pra comer com a família e vender as sacas restantes, algo que os entrepostos não se interessam em captar.

    Eu tive a oportunidade de receber uma histórica aula de engenharia genética no agronegócio com um dos maiores especialistas no assunto, doutor do Embrapa e considerado "o cara" no assunto.

    E já adianto logo: A sociedade culpa os transgênicos mas eles NÃO FAZEM MAL NENHUM, pois não tem como eles fazerem mal. O grande mal que vem com eles não vem da engenharia genética... mas da estupidez, irracionalidade, ignorância e pilantragem dos fazendeiros. E pessoas vão morrer ao longo dos anos por causa disso, achando que estão empacotando por causa dos transgênicos....  o maior inimigo da humanidade é a negação da busca pelo conhecimento em detrimento do menor esforço.

    Como eu disse... vai ser um tema polêmico, porém muito bom.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Borg Qua Set 03, 2014 1:28 am

    Transgenia - é o Ramo da genética que estuda e desenvolve organismos que recebem genes de outros organismos em laboratório. Em essência, é uma pseudo-brincadeira de Deus, onde  ocorre a evolução de certas espécies de modo acelerado, mas no mesmo princípio observado na evolução das espécies.

    Há muitos séculos atrás, o homo sapiens era internamente muito diferente do homo sapiens atual. No passado, o apêndice intestinal era um recurso estratégico para garantir a sobrevivência do ser humano, pois a sua função de repovoar a flora intestinal com micro-organismos era essencial em uma vida onde alimentos diferentes causavam diarréias constantes, que debilitavam o homem de antigamente a ponto de ocorrer mortes extremamente prematuras por complicações gastro-intestinais. Hoje em dia o apêndice é um recurso nulo, pois a flora intestinal não precisa mais de tal repovoamento frequente e aquela fábrica de micro-organismos acaba ficando sem propósito e tende a virar uma apendicite...  Houve uma evolução do homem ao redor dos séculos, visando se adaptar a uma nova realidade. A transgenia faz em anos o que demora séculos, só que de maneira menos brilhante e perfeita.

    A pesquisa por alimentos modificados começou devido à necessidade de alimentar cada vez mais pessoas e o medo de não conseguir isso, pois quanto mais se plantava, mais se perdia com pragas, pois a oferta de "alimento" faz com que a quantidade de predadores se multiplique. Nos anos 50 e 60, a mania de pulverizar inseticidas e desfolhantes nas plantações gerou muito estudo dos efeitos colaterais que ocorriam, não apenas nos humanos que se alimentavam de vegetais com agrotóxicos, mas nas próprias plantações. Ervas daninhas proliferavam e acabavam com parte das plantações.

    Os cientistas perceberam que, em determinados tipos de solo cultivado, o agrotóxico agredia violentamente a plantação e a erva daninha, mas inexplicavelmente não afetava certos tipos de musgos que cresciam normalmente na mesma terra regada com agrotóxicos, em especial o mais comum deles, chamado de Glifosato (Em inglês, Glyphosate  ou N-phosphonomethylglycine).

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Durante muito tempo os cientistas tentaram sem sucesso entender por que aqueles musgos viviam normalmente em terras regadas a glifosato e as ervas daninhas e plantas geradoras de alimentos não tinham a mesma sorte. Até que veio a engenharia genética, impulsionada pelas melhorias tecnológicas, e mudou tudo.

    Os musgos foram estudados a nível molecular, e descobriu-se que a natureza fez evoluir naqueles musgos um gene em sua cadeia capaz de fazê-los viver normalmente e sem qualquer traço de contaminação. Aí entrou a transgenia na parada.

    A empresa que, não-coincidentemente, é a fabricante do glifosato mais vendido do mundo (Roundup), através de seu segmento de biotecnologia, conseguiu inserir na cadeia de DNA de uma amostra de soja, o gene de proteção idêntico ao existente no musgo resistente ao glifosato, através de uma técnica chamada de  resequenciamento. Os testes posteriores mostraram que o lote de sementes que recebeu esse melhoramento resistia naturalmente ao efeito do glifosato sem qualquer alteração, da mesma forma que os musgos estudados. Testes e investigações nas sementes modificadas demoraram décadas até que o governo americano aceitasse a existência de um grão que não é afetado pelo agrotóxico das massas... e o Roundup toca o terror em geral, eheheheh....

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    A fabricante do glifosato começou a vender as sementes patenteadas e rapidamente choveu gente querendo plantar a soja resistente a agrotóxico. Com isso houve um BOOOM na produção mundial de alimentos, principalmente no Brasil, pois passamos o carro nos demais e hoje estamos na iminência de passar os EUA como maior produtor mundial de alimentos.

    No Brasil, o EMBRAPA faz testes extremamente complexos exigidos pelos órgãos de fiscalização para tentar achar alguma coisa que depusesse contra as sementes transgênicas, e a FIOCRUZ analisa em altíssimo nível tudo que é obtido como resultado... os caras estão nesse pique há mais de 15 anos e não conseguiram achar rigorosamente nada que pudesse dar uma esperança ao grupo que levanta bandeira contra os transgênicos. A semente se comporta exatamente como uma semente comum, suas leituras biológicas são idênticas, simplesmente não existe como diferenciar... exceto se jogar glifosato, pois ela resiste e a comum morre.

    Mas.. por que tanta revolta e reação contra a transgenia no agronegócio? Essa é simples. A transgenia revolucionou a produção de alimentos, mas é um recurso particular que está à venda pelo preço que for mais atraente. Se fosse algo feito por um governo e disponibilizado para a população mundial, a baderna e bagunça em torno do nome seria de no máximo 5% do que atualmente rola...

    Até então, a empresa detentora iria lidar com a mesma frescura que os fabricantes de adoçantes lidam diariamente...

    A fabricante das sementes modificadas hoje tem no bolso quase todas as empresas que comercializam sementes no mundo, de modo que toda e qualquer oferta de sementes de soja, por exemplo pode ser ou não transgênica.

    Só que alguma coisa começou a dar errado... por conta da ganância e estupidez humana... e a mãe natureza começou a mostrar que é mais forte do que qualquer ciência desenvolvida pelos homens.


    Continua depois...
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Borg Sáb Set 06, 2014 12:21 am

    Voltando...

    O cenário estava muito lindo, todo mundo comprando semente resistente a agrotóxico, a produção de alimentos no Brasil deu um salto megafodástico... só que em um país sem investimento em cultura e educação, qualquer iniciativa positiva pode acabar virando uma grande bosta...

    Os fazendeiros, eufóricos com as sementes e sem a cultura necessária para entender o processo, começaram a meter inseticida à rodo achando que a semente iria segurar a onda... Existe um intervalo entre aplicações, que nunca pode ser menor que 45 dias... só que tem fazendeiro dobrando a dose achando que está seguro, e aplicando 10, 15 dias depois, quando rola qualquer problema na sua área plantada... Se rolar chuva forte, os caras borrifam inseticida de novo, se rolar sêca, metem inseticida do mesmo jeito... o que deveria ser feito a 2x a cada 3 meses começou a ser feito de 2 a 3x por mês... as plantas começaram a ficar saturadas de Roundup, o solo começou a ficar lotado de agrotóxico e as chuvas acabam levando uma água carregada de inseticida para riachos e córregos, muitas vezes captados por outras lavoures ou mesmo pessoas, que não tem a menor idéia de que aquela água possui agrotóxico em doses complicadas...

    As plantas e sementes se tornaram carregadores de agrotóxico, pq embora ele não afete a planta e o grão, ele fica aderido na parte externa do vegetal... o mesmo que vai pra nossa casa...  Existem estudos associando o aumento nos casos de doença celíaca e outros males , ao aumento absurdo do teor de agrotóxicos presentes nas cascas dos alimentos borrifados...

    Mas o pior ainda estava por vir. O aumento irresponsável do uso de agrotóxicos nas plantações, fez com que as ervas daninhas anteriormente sensíveis ao inseticida, começassem a desenvolver uma proteção natural ao efeito nocivo do produto químico. Sim, os fazendeiros colocaram tanto agrotóxico que a natureza começou a se adaptar e já existem casos no mundo todo onde certas lavouras voltaram a lidar com pragas naturais, mesmo sendo de sementes transgênicas...  Estamos lentamente voltando à estaca zero por causa da irresponsabilidade do ser humano.

    Hoje pessoas adoecem por conta de alimentos extremamente carregados de agrotóxicos, uma tragédia praticamente anunciada já que a maioria dos fazendeiros deixa a lida diária nas mãos de quem sabe fazer mas não sabe o que faz.
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Tandra Sáb Set 06, 2014 8:33 pm

    O veio nao postou nesse tópico. E ai veio qual sua opinião sobre o tema? Gostaria de saber.

    Conteúdo patrocinado


    Alimentos Transgênicos... Empty Re: Alimentos Transgênicos...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Abr 29, 2024 9:09 am