Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+2
Borg
Poseidon
6 participantes

    alimentos com e sem glutém

    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Poseidon Sex Jan 23, 2015 11:10 am

    Fala borg fiz essa pergunta lá no como é feito, mas, acho que cabe um tópico, diz aí qual a diferença dos alimentos com e sem glutém? Agora virou moda, todo comer alimento sem glutém, e nunca nem ouvir falar disso, não sei qual o efeito que tem no corpo, não sei faço parte do grupo que não pode comer, vc poderia, quando desse claro, explicar aí para nós?

    Valeu chefe
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Sex Jan 23, 2015 11:16 am

    No fundo, no fundo... é um modismo com um pouco de viadagem, ehehehehe..... mas de fato existem pessoas que realmente são intolerantes ao glúten. À noite eu posto melhor a respeito....
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por victor andrade Sex Jan 23, 2015 11:28 am

    Hehehehe também sempre achei modismo, é igual ao ovo, já foi vilão, já foi salva vida, voltou a ser vilão e agora é celebrado de novo.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Seg Jan 26, 2015 5:49 pm

    Poseidon, vamos lá...

    Pra quem não sabe, o glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, que tb existe na aveia nacional apenas por conta de contaminação cruzada. Quando batemos uma massa de pão, o glúten da farinha é hidratado e começa a se aglutinar em forma de uma rede, ganhando elasticidade e extensibilidade suficientes para criar os variados formatos que conhecemos nos pães. O glúten tb retém água suficiente para ajudar na maciez do interior dos pães, aquele miolo macio e branquinho que muita gente tira do pão por achar que vai fazer alguma diferença na prática, eheheheh....

    A grande estabilidade do glúten acaba gerando alguns problemas para pessoas que comem muito pão. Resíduos de glúten oriundos da alimentação tendem a se fixar nas paredes internas do intestino, gerando uma pegajosidade que faz com que fragmentos de alimentos destinados à evacuação fiquem grudados, algo que com os anos pode gerar pólipos ou até mesmo tumores embora isso seja mais dito do que cientificamente provado. Se a pessoa come pães em uma dieta normal, sem excessos, tende a não ter problemas  com isso. Infelizmente a cada ano que passa aparecem mais e mais pessoas intolerantes ao glúten, chamados celíacos. A doença celíaca consiste (na maioria dos casos) na deficiência de uma enzima chamada transglutaminase intestinal, que finaliza o consumo do glúten em um substrato para a formação do bolo fecal. Quando o corpo não produz esta enzima, ocorre a inflamação do intestino pela presença do glúten não digerido, gerando um desconforto aos celíacos. A saída para o celíaco consiste em injeções da enzima e restrição de glúten em sua dieta. Já li um estudo americano que associa diretamente o aumento dos casos de doença celíaca ao consumo de hortifrutis contaminados com glifosato, também chamado nos EUA de Roundup:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    O uso excessivo de glifosato foi ocasionado pela criação dos transgênicos, algo que era pra ser a salvação da alimentação mas que virou uma dor de cabeça para as próximas gerações, por conta da imbecilidade dos fazendeiros que o utilizam. Mas isso é assunto pra outro tópico, acho até que já escrevi a respeito aqui no ALIDB...


    Vamos aos fatos:

    O Glúten é uma proteína, possui 4 kcal por grama, o mesmo que um carboidrato comum. Em 100g de farinha de trigo nacional, temos cerca de 10% de glúten, de qualidade apenas razoável. Isso significa que em um pãozinho de 50 gramas a gente acha algo em torno de 5g de glúten, no máximo... isso dá 20 Kcal... Na boa, esse negócio de evitar glúten para emagrecer é a maior conversa pra boi dormir que existe, típico de gente da área que vende boato sem estudar de fato. A pessoa que restringe o glúten tende a emagrecer porque acaba fazendo dieta, só que a falta de conhecimento faz ela pensar que o glúten engorda....  aí eu vejo a mulherada tirando o miolo do pão, achando que vai emagrecer se comer apenas casca.... a gente pesa o miolo, que dá umas 15 gramas, o que dá menos de 2g de glúten, cerca de 8 Kcal... e a pessoa acha que deixando de comer 8 Kcal vai emagrecer.... ela desiste de 8 Kcal no miolo e compensa com aquele cafezinho que gera quase 100 Kcal e que acompanha o pãozinho... sem miolo.


    Alimentos sem glúten são os que não possuem farinha de trigo, aveia, cevada e centeio em sua composição. Não pode ter nenhuma quantidade destes insumos, pq basta uma mixaria de glúten pra dar aporrinhação aos celíacos.

    Atualmente os alimentos sem glúten estão mais para funcionais do que para saborosos, a pessoa come um alimento de gosto passável pra não ficar mal depois em casa. Já tem um tempinho que eu pesquiso e estudo formas de fazer produtos sem glúten mais gostosos, do tipo que o cara come mesmo se não for celíaco. Espero ter novidades em breve, e em primeira mão aqui no ALIDB. A Tandra já se voluntariou como cobaia dos experimentos, eheheheheh....
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por victor andrade Seg Jan 26, 2015 9:07 pm

    Como sempre suas explicações são show de bola borg hehehehe boa sorte aí nas tuas experiências, depois nos conte o que é que deu.

    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Poseidon Ter Jan 27, 2015 12:17 pm

    Eu nem sabia que existia essa doença, muito obrigado por tirar minha dúvida, valeu pela resposta.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Qua Jan 28, 2015 12:31 pm

    A doença celíaca tende a aumentar nos próximos 20 anos, mas acredito que as reações sofridas pelos sensíveis ao glúten tendem a diminuir, pela natural adaptação do ser humano...


    Já li há muito tempo atrás um estudo de uma nutricionista inglesa que afirmava categoricamente que as alergias e intolerâncias possuem início na dieta do indivíduo e de sua progenitora, pois é algo que vem desde a gestação.... por conta disso, alguns alergistas e nutrólogos mais capacitados tentam tratar as alergias com dietas específicas. Já soube de uma que livrou o paciente de uma alergia crônica a pelos de gato...
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por morpheus Qua Jan 28, 2015 2:34 pm

    Borg escreveu:A doença celíaca tende a aumentar nos próximos 20 anos, mas acredito que as reações sofridas pelos sensíveis ao glúten tendem a diminuir, pela natural adaptação do ser humano...


    Já li há muito tempo atrás um estudo de uma nutricionista inglesa que afirmava categoricamente que as alergias e intolerâncias possuem início na dieta do indivíduo e de sua progenitora, pois é algo que vem desde a gestação.... por conta disso, alguns alergistas e nutrólogos mais capacitados tentam tratar as alergias com dietas específicas. Já soube de uma que livrou o paciente de uma alergia crônica a pelos de gato...

    tai uma coisa que nunca passou para mim cabeça, tipo.. o corpo acaba produzindo alergia? para mim que isso nascia com o indivíduo.

    Tópico bacana.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Qua Jan 28, 2015 3:24 pm

    A reação alérgica é derivada da incompatibilidade de alguma substância presente em determinada classe de alimentos, que gera a formação de um subcomposto reativo a coisas diferentes que ingerimos ou entramos em contato físico. É uma espécie de efeito cascata, uma coisa reage mal e gera uma substância que reage com algo estranho que entra em contato conosco....essa foi a conclusão que cheguei após ler o material, resumindo bem. Isso meio que explica a dificuldade que existe para se tratar de alergias...
    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Poseidon Sex Jan 30, 2015 6:55 am

    E tem fundamento isso, mas será que essa alergia a alimentos provém da mesma alergia a poeira por exemplo? ela tb vem de reações químicas?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Sex Jan 30, 2015 2:09 pm

    A princípio, eu acho que não... pq alergia a poeira rola com a aspiração da poeira, enquanto outros tipos de alergia rolam com um simples contato...
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Laerte Sex Jan 30, 2015 2:31 pm

    Borg tu ta há quantos anos mexendo nessa área de alimentos? as vezes fico abismado com a quantidade de conhecimento que vc tem, qualquer coisa que perguntam você sabe rsrsrs...
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Sex Jan 30, 2015 4:18 pm

    Laerte escreveu:Borg tu ta há quantos anos mexendo nessa área de alimentos? as vezes fico abismado com a quantidade de conhecimento que vc tem, qualquer coisa que perguntam você sabe rsrsrs...

    Se eu te responder vc vai me chamar de véio, KKKKKKKKKKKKKKK

    Vamos dizer que meu primeiro emprego foi aos 13 anos, em uma indústria de alimentos. De lá pra cá fiz toda a minha experiência profissional em indústrias alimentícias, seja como químico, supervisor, gerente ou consultor técnico. A consultoria te direciona para o aprendizado multidisciplinar, pois cada cliente é oriundo de uma linha de trabalho completamente diferente dos demais, o que faz o consultor buscar conhecimento em todas as áreas existentes.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Dartagnan Dom Mar 22, 2015 4:24 pm

    A marca de aveia sem glúten da qual eu falei pro Borg já chegou no Mundo Verde. Mas o preço de vinte e poucos reais (cx de 250g) me desanimou total, já que sai o mesmo preço da importada que eu compro (com frete internacional e tudo). E na dúvida, eu sempre vou de um bom importado (a marca que eu uso, aparentemente é bem respeitada mundo afora, tanto que geral compra de lá). Não guardei o nome da marca nacional, mas depois tento postar aqui.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Borg Qui maio 07, 2015 7:53 pm

    Dart, tudo no Mundo Verde é caro, é a política deles...

    Existem aveias da Austrália e da Nova Zelândia que de vez em quando aparecem nos mercadinhos classe A, tipo Zona Sul e Farinha Pura... vale a pena dar uma pesquisada.

    Conteúdo patrocinado


    alimentos com e sem glutém  Empty Re: alimentos com e sem glutém

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Abr 29, 2024 12:37 pm