Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+12
Junior Diamantino
Ph neutro
santaleh
coltmiller
Joelma
Malévola
iriss
Cachorro Louco
Tandra
victor andrade
Laerte
morpheus
16 participantes

    Como é feito ?

    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Crixus Sex Jan 30, 2015 4:10 pm

    Show borg, valeu pela explicação.
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Tandra Qua Fev 04, 2015 1:51 pm

    As explicações do borg sempre são show.
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por morpheus Ter Mar 10, 2015 4:30 pm

    dúvida borguito - como são feita as gelatinas?? eu gosto demais dessa porra, mas, nem passa na minha cabeça como ela é feita.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Ter Mar 10, 2015 5:11 pm

    Meu primeiro emprego foi numa fábrica de gelatina e pudim, eheheheh... lá se vão 32 anos desde então...

    À noite eu explico melhor como eram feitas antigamente e como são feitas atualmente.
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por victor andrade Ter Mar 10, 2015 5:55 pm

    seu primeiro trabalho foi a 32 anos atrás???????/ puts... e eu que pensei que vc trintão kkkkkkkkkkkkkkkk ta vei em borg kkkkkkkkkkkkk...




    brincadeira borguito
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Ph neutro Ter Mar 10, 2015 8:30 pm

    Tai uma coisa que fiquei curioso, também queria saber borg como são feitas, deve ser o mesmo processo para esses doces de saquinho também ne borg?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Ter Mar 10, 2015 8:41 pm

    Meu primeiro emprego foi aos 13 anos, numa fábrica de gelatina e pudim em Olaria, subúrbio do RJ. Lá eu fiz de tudo, desde varredura de chão até premix de aromas para os produtos. Como eu não aparento a idade que tenho, já estou acostumado com as pessoas desconfiarem quando digo a minha idade, ehehehe... por quase 15 anos eu usei cavanhaque para parecer mais velho, pois mesmo formado alguns me confundiam com estagiário, tal a cara de moço bonzinho, filhote de empresário, criado pela avó, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Bom, vamos ao que interessa....

    A gelatina que consumimos originalmente era proveniente do tutano existente nos ossos e chifres dos bovinos. O tutano é rico em colágeno, de onde se extrai um gel que passa por secagem e padronização até virar o pó que conhecemos por gelatina. Ela possui um gosto parcialmente neutro, por isso pode ser adoçada, aromatizada e colorida com facilidade.

    Com o avanço da tecnologia alimentícia, houve a descoberta da extração da gelatina da pele dos animais de abate, pele esta com colágeno suficiente para que a extração de gelatina ocorra com uma substancial redução de custos. Hoje em dia todas as grandes empresas fabricantes de gelatina (Gelita, Gelnex, Leiner, as grandes chinesas, etc.) fabricam gelatina usando a pele de porco e boi. O processo é simples... A pele (couro) é raspada de modo a retirar o tecido rico em colágeno. Estas raspas são submetidas a um tratamento químico de extração, similar a uma hidrólise ácida, para extrair o colágeno do tecido raspado. O colágeno extraído então é isolado para retirar as impurezas, depois é neutralizado, lavado e submetido a um processo de secagem, para que a solução limpa se concentre e o colágeno, agora chamado de gelatina, comece a precipitar, formando um pó, que é secado e esterilizado, para então ser empacotado.

    Esse vídeo da Gelita está fantástico, explica com um maravilhoso grau de detalhes a fabricação da gelatina... vale a pena assistir:

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Ter Mar 10, 2015 8:51 pm

    Ph neutro escreveu:Tai uma coisa que fiquei curioso, também queria saber borg como são feitas, deve ser o mesmo processo  para esses doces de saquinho também ne borg?


    Quando vc fala em doces de saquinho, podemos estar falando sobre doces que levam gelatina, pectina cítrica, amido... nos 3 casos o doce fica com consistência similar, apenas quem lida com isso percebe a diferença...

    Os doces da Fini normalmente usam gelatina aqui no Brasil. Na Alemanha eles usam pectina cítrica, pois lá o custo dela é mais interessante... doces feitos com amido são mais baratos...

    Jujuba - Amido
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Gummy bear brasileira- Gelatina.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Balas de pectina européias e americanas

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Já o processo de fabricação... é assunto pra outro post, eheheheh.... mas já adianto que é um processo legal, pois em alguns casos é 100% automatizado, tal a quantidade de balas por segundo que são feitas.
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por morpheus Ter Mar 10, 2015 11:29 pm

    Borg escreveu:Meu primeiro emprego foi aos 13 anos, numa fábrica de gelatina e pudim em Olaria, subúrbio do RJ. Lá eu fiz de tudo, desde varredura de chão até premix de aromas para os produtos. Como eu não aparento a idade que tenho, já estou acostumado com as pessoas desconfiarem quando digo a minha idade, ehehehe... por quase 15 anos eu usei cavanhaque para parecer mais velho, pois mesmo formado alguns me confundiam com estagiário, tal a cara de moço bonzinho, filhote de empresário, criado pela avó, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    Bom, vamos ao que interessa....

    A gelatina que consumimos originalmente era proveniente do tutano existente nos ossos e chifres dos bovinos. O tutano é rico em colágeno, de onde se extrai um gel que passa por secagem e padronização até virar o pó que conhecemos por gelatina. Ela possui um gosto parcialmente neutro, por isso pode ser adoçada, aromatizada e colorida com facilidade.

    Com o avanço da tecnologia alimentícia, houve a descoberta da extração da gelatina da pele dos animais de abate, pele esta com colágeno suficiente para que a extração de gelatina ocorra com uma substancial redução de custos. Hoje em dia todas as grandes empresas fabricantes de gelatina (Gelita, Gelnex, Leiner, as grandes chinesas, etc.) fabricam gelatina usando a pele de porco e boi. O processo é simples... A pele (couro) é raspada de modo a retirar o tecido rico em colágeno. Estas raspas são submetidas a um tratamento químico de extração, similar a uma hidrólise ácida, para extrair o colágeno do tecido raspado. O colágeno extraído então é isolado para retirar as impurezas, depois é neutralizado, lavado e submetido a um processo de secagem, para que a solução limpa se concentre e o colágeno, agora chamado de gelatina, comece a precipitar, formando um pó, que é secado e esterilizado, para então ser empacotado.

    Esse vídeo da Gelita está fantástico, explica com um maravilhoso grau de detalhes a fabricação da gelatina... vale a pena assistir:


    muito bom borg, valeu, não me lembro de ter te feito uma pergunta e vc não saber responder.

    Agora tutano de chifre de boi????? morre e não vou saber de tudo nesse mundo dos alimentos.
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Ph neutro Qua Mar 11, 2015 9:35 am

    Na verdade eu estava falando desses tipo esse aqui ôh

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    penso que eles sejam feito seguindo a mesma base da gelatina, certo??

    ps. mas, valeu pela explicação da bala, eu tb não sabia que era daquele jeito. Very Happy
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Crixus Qua Mar 11, 2015 9:57 am

    Borg, ja que tu explicou como que faz a bala, agora explica como que o chiclete hehehe
    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Poseidon Qua Mar 11, 2015 10:09 am

    bom.... ja que o assunto é doce Borg, diz ai, qual a diferença técnica entre o açúcar normal (cristal) e o mascavo?? em termos de benefício o mascavo de fato é melhor mesmo?? por que??
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Qua Mar 11, 2015 8:16 pm

    Ph neutro escreveu:Na verdade eu estava falando desses tipo esse aqui ôh

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    penso que eles sejam feito seguindo a mesma base da gelatina, certo??

    ps. mas, valeu pela explicação da bala, eu tb não sabia que era daquele jeito. Very Happy

    Flans e pudins são feitos de amido. A gelificação do amido possibilita fazer sobremesas com certa consistência, que podem ser mais durinhas (flans) ou mais molengas (pudins).

    Basicamente a mistura pra pudim/flan é feita de açúcar, amido, leite, aromas, corantes e aditivos para melhorar o sensorial do produto de acordo com o sabor desejado.   A pessoa pode fazer em casa um pudim de chocolate desse tipo usando maizena, chocolate em pó, açúcar, essência de baunilha e leite. Se souber dosar os ingredientes, fica um produto muito bom.

    Esse tipo de pudim não tem nada a ver com o tradicional pudim de leite, trata-se de uma sobremesa industrial cuja consistência fica muito parecida com a do pudim tradicional. O segredo dele é o amido, especialmente o de milho, subproduto do milho que é extraído, isolado, purificado e esterilizado, um processo de certa forma parecido com o da gelatina.

    Esse vídeo não é tão bem feito quanto o da gelita, mas dá uma idéia de como se fabrica:



    Atualmente, a moda é fazer amido de tapioca e de mandioca. Muita gente de fora está montando fábrica no Brasil visando este mercado... O produto final é tão bom quanto o amido de milho, e é mais barato.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Qua Mar 11, 2015 8:33 pm

    Poseidon escreveu:bom.... ja que o assunto é doce Borg, diz ai, qual a diferença técnica entre o açúcar normal (cristal) e o mascavo?? em termos de benefício o mascavo de fato é melhor mesmo?? por que??

    Quando vc extrai o caldo da cana de açúcar e o concentra, o caldo gera um sólido que precipita e pode ser retirado do líquido. É um sólido de coloração amarronzada, uns mais claros, outros mais escuros, depende do processo e da matéria-prima. Esse sólido é o açúcar mascavo.

    Se a usina não vender este açúcar, então ele irá passar por processos que visam purificá-lo, e branqueá-lo. O açúcar resultante é o que chamamos de açúcar cristal, um meio termo entre o mascavo e o refinado, só que mais próximo do refinado.

    Se a usina não vender este açúcar, então ele irá passar por novas etapas de refino, branqueamento químico, purificação e esterilização, visando obter um produto com pureza acima de 99% e escala de cor branca dentro dos melhores padrões  indicados pelo controle de qualidade. Esse açúcar que fica mais fino, mais branco, sem pontos pretos ou qualquer outro tipo de sujidade ou subproduto, é o açúcar refinado.

    Também existe o açúcar Demerara, que é mais escuro, não passa por refino e possui em sua composição melaço e mel de cana, o que o faz ser difícil de dissolver na bebida.


    Quanto aos benefícios...  na boa, o que um tem de bom o outro tem de ruim.

    A frescalhada não gosta de açúcar refinado porque, como ele passa por vários processos químicos para que role a purificação e branqueamento, fica sempre o receio de haver resíduo de anidridos, ácidos ou mesmo bases no final do processo. Se compramos um açúcar com pureza acima de 99,5%, o que sobra de impureza é muito improvável de serem substâncias de lavagem e purificação, pois o açúcar possui outros subprodutos que vem junto e são quase todos separados no processo, como dextranas e açúcares redutores.

    Já o Mascavo... ele pode não passar por processos de branqueamento e purificação, mas ele vem carregando tudo que tinha na cana... É um produto onde facilmente encontramos fragmentos de insetos, corpos estranhos... já recebi mascavo com guimba de cigarro, chapinha de cerveja, pedaços de gafanhoto...  só que os caras peneiram e moem tudo, nego come isso no café e sai arrotando saúde, KKKKKKKKKKKKK


    Última edição por Borg em Sáb Mar 21, 2015 12:38 pm, editado 1 vez(es)
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Qua Mar 11, 2015 8:43 pm

    Crixus escreveu:Borg, ja que tu explicou como que faz a bala, agora explica como que o chiclete hehehe

    Eu não expliquei como se faz uma bala, eheheheh....

    Isso vai demorar, é 100% máquina e eu to com preguiça agora, eheheheh.... Tive o prazer de aprender a fabricar balas e caramelos com o então n°1 no assunto no Brasil... o cara monta fábricas de balas e caramelos em qualquer lugar do mundo. Infelizmente o RJ não possui estrutura para abrigar fábricas de balas, pq se rolasse eu teria uma outra trajetória, já que fazer bala é mais legal do que fazer pão, eheheheh....
    Junior Diamantino
    Junior Diamantino


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 20/03/2015

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Junior Diamantino Sex Mar 20, 2015 1:41 pm

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Poseidon Sex Mar 20, 2015 1:53 pm

    Borg escreveu:
    Poseidon escreveu:bom.... ja que o assunto é doce Borg, diz ai, qual a diferença técnica entre o açúcar normal (cristal) e o mascavo?? em termos de benefício o mascavo de fato é melhor mesmo?? por que??

    Quando vc extrai o caldo da cana de açúcar e o concentra, o caldo gera um sólido que precipita e pode ser retirado do líquido. É um sólido de coloração amarronzada, uns mais claros, outros mais escuros, depende do processo e da matéria-prima. Esse sólido é o açúcar mascavo.

    Se a usina não vender este açúcar, então ele irá passar por processos que visam purificá-lo, e branqueá-lo. O açúcar resultante é o que chamamos de açúcar cristal, um meio termo entre o mascavo e o refinado, só que mais próximo do refinado.

    Se a usina não vender este açúcar, então ele irá passar por novas etapas de refino, branqueamento químico, purificação e esterilização, visando obter um produto com pureza acima de 99% e escala de cor branca dentro dos melhores padrões  indicados pelo controle de qualidade. Esse açúcar que fica mais fino, mais branco, sem pontos pretos ou qualquer outro tipo de sujidade ou subproduto, é o açúcar refinado.

    Também existe o açúcar Demerara, que é mais escuro, não passa por refino e possui em sua composição melaço e mel de cana, o que o faz ser difícil de dissolver na bebida.


    Quanto aos benefícios...  na boa, o que um tem de bom o outro tem de ruim.

    A frescalhada não gosta de açúcar refinado porque, como ele passa por vários processos químicos para que role a purificação e branqueamento, fica sempre o receio de haver resíduo de anidridos, ácidos ou mesmo bases no final do processo. Se compramos um açúcar com pureza acima de 99,5%, o que sobra de impureza é muito provável de ser substâncias de lavagem e purificação, pois o açúcar possui outros subprodutos que vem junto e são separados no processo, como dextranas e açúcares redutores.

    Já o Mascavo... ele pode não passar por processos de branqueamento e purificação, mas ele vem carregando tudo que tinha na cana... É um produto onde facilmente encontramos fragmentos de insetos, corpos estranhos... já recebi mascavo com guimba de cigarro, chapinha de cerveja, pedaços de gafanhoto...  só que os caras peneiram e moem tudo, nego come isso no café e sai arrotando saúde, KKKKKKKKKKKKK

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PQP nada escapa, dai vc compra o o açúcar se achando o cara mais rico do mundo e mais fitness e vem uma dessa... começando açúcar e arrotando inseto.

    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Tandra Sex Mar 20, 2015 2:43 pm

    essa do açúcar eu não sabia, minha mãe se amarra nessas coisas "light" tadinha, se ela soubesse o acontece dos bastidores da industria ela ficaria enojada rsrs. Tem uma amiga minha que é do tipo que briga até aonde não pode se servirem café para ela com açúcar cristal, diz ela que so come açúcar mascavo, kkkkkkkkkk, me deu um vontade de rir dela agora.
    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Poseidon Sex Mar 20, 2015 3:35 pm

    tandra vc adora ver os outros se ferrando ne kkkkkkk, mas, confesso que nesses caso seu também gosto, igual nesse tópico da feira orgânica, sinto um gostinho especial de "vingança" qndo vejo essas pessoas se fudendo.
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Ph neutro Sáb Mar 21, 2015 12:32 pm

    Borg tu é fera, sabe tudo!! valeu.
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Crixus Qua Abr 29, 2015 4:09 pm

    Borg, não sei se já foi perguntado, se sim, desculpe a repetição de pergunta.

    Gostaria de saber como são feitos os famosos nuggets? Tenho a impressão que é extremamente nojento.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Sex maio 01, 2015 4:25 pm

    Crixus escreveu:Borg, não sei se já foi perguntado, se sim, desculpe a repetição de pergunta.

    Gostaria de saber como são feitos os famosos nuggets? Tenho a impressão que é extremamente nojento.

    O pessoal adora mistificar as coisas do McDonalds, eheheheh....

    Não tem nada demais ali, é feito de peito de frango processado e empanado... o peito é cozido e desmembrado pra que homogenize tudo, coloca-se um mix pra fazer a aglutinação do alimento, que depois recebe um líquido para facilitar a aderência da farinha de empanar e depois ele sofre uma leve fritura, apenas para promover a selagem. Em linhas gerais esse é o processo básico. cada indústria tem as suas particularidades mas não existe esse negócio de aves sem cabeça e com peito super desenvolvido pra virar nugget, eheheheh....
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Ph neutro Ter maio 05, 2015 12:00 am

    Borg escreveu:
    Crixus escreveu:Borg, não sei se já foi perguntado, se sim, desculpe a repetição de pergunta.

    Gostaria de saber como são feitos os famosos nuggets? Tenho a impressão que é extremamente nojento.

    O pessoal adora mistificar as coisas do McDonalds, eheheheh....

    Não tem nada demais ali, é feito de peito de frango processado e empanado... o peito é cozido e desmembrado pra que homogenize tudo, coloca-se um mix pra fazer a aglutinação do alimento, que depois recebe um líquido para facilitar a aderência da farinha de empanar e depois ele sofre uma leve fritura, apenas para promover a selagem. Em linhas gerais esse é o processo básico. cada indústria tem as suas particularidades mas não existe esse negócio de aves sem cabeça e com peito super desenvolvido pra virar nugget, eheheheh....

    ok, eu jurava que era feito de todos os restos do frango hahahahaha. Por isso nunca comi. To com a maioria que sempre achou ou ainda acha que é nojento igual o crixus disse.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Borg Ter maio 05, 2015 12:58 pm

    O peito do frango é uma parte considerada barata.... isso faz com que seu uso seja bem farto no alimento. Nuggets feitos com peito de frango como base é um alimento de custo baixo.
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Crixus Sex Jul 31, 2015 9:21 pm

    Lays, Ruffless, pringles

    Borg, tudo bom cara? sei que tu casou agora, mas, quando der me responda uma dúvida sobre essas batatas fritas tipo a Lays, Ruffless, pringles, qual diferença delas? todas são batatas e para mim são bem diferentes, tem realmente alguma diferença, não so no sabor? se souber pode explicar?

    Conteúdo patrocinado


    Como é feito ? - Página 3 Empty Re: Como é feito ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 10:56 pm