Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+4
Huguinho Onofre
VéioGlutão&Marombeiro
anazus
Tandra
8 participantes

    Anemia - como combater

    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Anemia - como combater Empty Anemia - como combater

    Mensagem por Tandra Sex Ago 29, 2014 11:31 pm

    Anemia é algo que atinge uma boa parte da população, isso é um dado que não se pode ignorar. Eu mesmo ja passei por isso há alguns muitos anos, e ainda hj vejo mta gente com esse tipo de transtornos. Em nome dessas pessoas que passam por isso, ou ja passaram e não querem passar de novo, ou até mesmo aqueles que tem amigos e parentes passando por essas situações, qual o melhor o jeito de combater esse mal? como formar uma alimentação com nutrientes necessário para cessar isso? quais vitaminas inserir na alimentação e como combiná-las para que uma não neutralize a outra?

    Gostaria mto de saber isso mas, acho que isso é curiosidade geral.


    Última edição por Tandra em Seg Set 01, 2014 9:09 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    anazus


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por anazus Sex Ago 29, 2014 11:42 pm

    Excelente tópico!
    Tenho uma irmã que tem anemia hemolítica (esferocitose) e precisa de suplemento de ácido fólico, além de alimentos que tenham ácido fólico (folato, algo assim).
    Sei que tem nas folhas verdes escuras e ela tem que comer verduras todo dia.
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Sáb Ago 30, 2014 1:01 am

    Vou na semana que vem ver isso.

    Comprei um suplemento à base de ferro quelato + Vitamina C devido a uma anemia leve, mas andei lendo, ainda que em fontes não-100-confiáveis, que a dosagem é algo que precisa ser bem dosado e varia de pessoa pra pessoa.

    O clínico geral que analisou os resultados dos exames achou que eu poderia ir, caso quisesse suplementação, a um hematologista. Obter direto via alimentação dá um trabalho do cão.
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Huguinho Onofre Seg Set 01, 2014 2:10 pm

    Bom tópico Tandra.
    Sigo acompanhando!
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Borg Ter Set 02, 2014 1:40 am

    Fiz um roteiro pra combater anemia, até postei em outro lugar. Vou pegar o material e postar aqui. Funcionou perfeitamente.

    Malévola
    Malévola


    Mensagens : 81
    Data de inscrição : 05/09/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Malévola Sex Set 05, 2014 4:55 pm

    OPa.. o assunto é pertinente, minha filhinha ja teve, hj graças a deus não tem mais, porém, vou acompanhar o tópico, isse tópico vai ajudar numa vida mais saudável minha e dos meus famíliares.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Borg Dom Set 07, 2014 1:24 pm

    Vou postar aqui um material que fiz pra ajudar o filho de um colega de outro lugar que frequento:

    "XXXXXXX, a dieta para seu pequeno guerreiro precisa ter os seguintes componentes:

    1- Ferro
    2- Vitamina A (Beta-Caroteno)
    3- Ácido fólico
    4- Vitamina B12
    5- Vitamina C
    6- Cobre

    O ferro garante produção de hemoglobina e mioglobina, que são fundamentais para todas as funções vitais. A sua deficiência é a principal causa da anemia. O ferro presente nos alimentos de origem animal é melhor absorvido que os de origem vegetal.

    Fontes de ferro: CARNE VERMELHA, FÍGADO, AVES E PEIXES


    A Vitamina A garante a correta distribuição do ferro existente no fígado para a corrente sanguínea. Sem essa vitamina ele não acessa o sangue e não percorre o corpo.

    Fontes de vitamina A: CENOURA, TOMATE DE SALADA, GEMA DE OVO, LEITE


    O ácido fólico ajuda na produção de hemoglobina e mioglobina, e tb participam da formação de nosso DNA.

    Fontes de ácido fólico: FÍGADO, OVO, GÉRMEN DE TRIGO, FOLHAS VERDE-ESCURAS


    A vitamina B12 garante a produção e ação do ácido fólico, citado acima.

    Fontes de vitamina B12: CARNES, VÍSCERAS, OVOS, LATICÍNIOS EM GERAL


    A Vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo corpo, oriundo dos alimentos.

    Fontes de vitamina C: FRUTAS CÍTRICAS, ALHO, ESPINAFRE, PIMENTÃO, AGRIÃO, TOMATE


    O cobre ajuda a formar a hemoglobina.

    Fontes de Cobre: LULA, SIRI, AMENDOIM, NOZES, AMÊNDOA, SEMENTE DE GIRASSOL, PASSAS, FEIJÃO, GRÃO-DE-BICO E LENTILHA.


    Como pode perceber, eles atuam em sinergia, ou seja, a presença de um melhora a eficiência de outro e o resultado tende a ser melhor.

    Pelo menos em 1 refeição por dia, seu filho precisa comer pelo menos 1 item de cada grupo e beber um suco de fruta cítrica. Essa refeição fará com que role a sinergia entre a produção de hemoglobina e absorção do ferro que estimula a produção de hemoglobina. Por ser o ferro um mineral, ele não sofre perdas se a carne estiver muito passada. Pode fazer a carne do jeito que seu filho gosta que a fonte de ferro estará mantida."


    10 dias depois, o menino estava novamente corado e livre da anemia. Ele precisava fazer uma cirurgia complicada e a anemia colocava ele em risco. Depois da dieta ele pôde marcar a cirurgia.


    O segredo da saúde duradoura é sempre a sinergia e o equilíbrio. Tudo em excesso faz mal.
    Mazikamno
    Mazikamno


    Mensagens : 232
    Data de inscrição : 23/09/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Mazikamno Ter Set 23, 2014 4:22 pm

    Assunto interessante, por coincidência uma pessoa da minha família passou recentemente a sofrer com a anemia, o negócio estava tão baixo que a médica cogitava até mesmo fazer transfusão de sangue. Peguei essa receita do Borg, que foi dada também no "guia", e passei a ela. Parece que deu uma melhorada, mas continua com alguns agravantes(foram poucos dias de nova dieta).

    Vamos ver na sequência dos exames. Se não melhorar acredito que é porque seja resultante de algo mais grave, como rins ou algo mais, independente da alimentação.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Borg Qui Set 25, 2014 8:00 am

    O que causa a anemia é a deficiência de hemoglobina e mioglobina. Os alimentos estimulam o corpo a produzir, mas se mesmo assim a deficiência ocorre, então se faz necessário investigar os órgãos que os produzem, pra ver se existe algo errado naquele momento.
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Ph neutro Seg Nov 17, 2014 6:49 pm

    Essa explicação do borg esta excelente, faltou ter mais profissionais ao lado da minha família para essas duvidas mais imediatas e rotineiras. Hoje a anemia da minha filha esta controlada, mas, temos que ficar em constante cuidado com ela. Enfim... ótimo tópico. Ja foi de grande ajuda.

    agradeço.

    abs

    Conteúdo patrocinado


    Anemia - como combater Empty Re: Anemia - como combater

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 1:28 am