Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


3 participantes

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por Borg Sex Out 31, 2014 3:15 pm

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Se uma dieta prometesse ajudá-lo a emagrecer e a sentir-se cheio de energia, além de prevenir gripes e resfriados, você a seguiria? E se você tivesse que abrir mão de comer massas, biscoitos, aveia?

    Esses alimentos repletos de energia podem compor a base da alimentação de muitos corredores, mas estão entre as restrições na dieta páleo ou paleolítica, também conhecida como dieta das cavernas.

    Ela defende um modelo de alimentação baseado na dieta dos seres humanos pré-históricos — sendo que a linha low carb (ou seja, com baixo teor de carboidrato) é a que vem tendo mais sucesso, e justamente entre atletas. Mas será que ela serve para você?

    "A páleo tem vários pontos positivos", diz Heather Mangieri, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, dos Estados Unidos. O programa exclui alimentos processados e açúcares refinados e dá ênfase a vegetais, frutas, castanhas e carne de animais alimentados com capim. Até aí, tudo bem.

    "Sabemos que as dietas ricas em frutas e vegetais combatem as doenças cardíacas e alguns tipos de câncer", diz Heather. A carne de animais alimentados com capim tem proporção de gordura mais saudável que a de animais alimentados com grãos, e toda carne fornece aminoácidos que aceleram a recuperação.

    Poucos meses após a adoção de uma dieta páleo, o ultracorredor americano Timothy Olson estabeleceu um novo recorde na Western States, ultramaratona de 100 milhas [160 km]. "Minhas pernas ficam menos inchadas após corridas longas. E consigo retomar um ritmo forte antes do que conseguia quando não seguia a dieta páleo", declarou Olson.

    Mas a versão mais radical da páleo também elimina grãos e leguminosas (duas fontes importantes de carboidratos), bem como laticínios, álcool, sal e óleos vegetais. Protagonistas da páleo, como o pesquisador Loren Cordain, coautor do livro The Paleo Diet for Athletes ("A dieta páleo para atletas", em tradução livre), dizem que esses alimentos elevam os níveis de ácido do organismo e liberam minerais dos ossos.

    Cordain cita substâncias existentes nesses alimentos (fitatos nos grãos integrais e lectinas nos feijões) que inibem a absorção de nutrientes. Mas Heather discorda: "A perda de nutrientes é mínima e não parece causar deficiências". Ela aponta para as populações do Mediterrâneo, que desfrutam de longevidade e poucas doenças crônicas com uma dieta rica em grãos e leguminosas.

    A ênfase da dieta em comer carne em grandes quantidades também é preocupante, segundo Matt Fitzgerald, nutricionista esportivo certificado, treinador de corrida e autor do livro Diet Cults ("Os cultos às dietas"). Um estudo de 2012 feito pela Harvard School of Public Health (EUA) constatou que quanto mais carne vermelha as pessoas consomem, maior a taxa de mortalidade. "Gostaria de incentivar os corredores interessados na dieta páleo a comer mais peixe e frango e menos carne vermelha — e o mínimo possível de carnes processadas."

    Embora a dieta páleo ofereça benefícios potenciais à saúde, muitos especialistas criticam o baixíssimo teor de carboidrato de sua versão mais radical. Mas, segundo Joe Friel, treinador de resistência e coautor de The Paleo Diet for Athletes, os carboidratos liberados na páleo, que incluem frutas e alguns tubérculos, podem abastecer um atleta adequadamente antes da corrida.

    Porém, ele observa, "esses alimentos têm o índice glicêmico baixo demais para repor o glicogênio, durante e após o exercício, tão rapidamente quanto a maioria dos atletas gostaria". Timothy Olson, que venceu a prova Western States, precisou inserir mais carboidratos durante as corridas para evitar a exaustão nas provas de resistência. Ele tentou mel, tâmaras e frutas secas (que não são permitidas na páleo) e, finalmente, descobriu que os géis energéticos funcionavam melhor para ele.

    Para a reposição durante e depois dos treinos, Friel recomenda aos corredores tentar carboidratos não páleo, como bebidas esportivas, pães, arroz e batatas — mas evitar esses alimentos em outros momentos. A páleo requer boa dose de disciplina. "Ela bate de frente com a vida no mundo real", diz Heather Mangieri, alertando que as restrições da dieta, por vezes, podem levar ao hábito de fazer jejum para em seguida comer sem freios. "Algumas pessoas acabam consumindo em excesso os alimentos que haviam negado a si mesmas antes."

    Outros corredores acabam adaptando o plano original. "Sigo a linha páleo que acredita que, para pessoas sem problemas de saúde como diabetes, os carboidratos têm seu papel. Então, incluí na dieta algumas fontes consagradas como arroz, batata-doce e até a normal, além de frutas como morango, maçã e uva-passa. Mas eu evito açúcar, trigo e outros cereais com glúten. Já corria antes da páleo low carb, mas, depois dela, saí de 4h03 na maratona para 3h52", diz o professor universitário Adolfo Neto, de 42 anos.

    Essa reeducação pode ser o bem mais valioso oferecido pela dieta páleo. Eliminar grãos, feijões e laticínios fará você se sentir melhor? Talvez sim, talvez não. Mas, se aventurar-se na dieta for o impulso para você cortar açúcares refinados, álcool em excesso e todo tipo de junk food, então é algo que vale a pena considerar.



    Será que os Neanderthais tinham razão?
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Sex Out 31, 2014 4:40 pm

    Eu seguiria essa dieta.

    No entanto não consigo fechar um cardápio que não exceda gorduras saturadas, colesterol e sódio acima do que posso comer.

    Torço para que nenhum simpatizante da paleo leia isso, porque há paleo-explicações justificando esses excessos. Menos o sódio. Esse é o principal empecilho.

    No entanto eu espero a poeira baixar e a coisa ser oficializada, para que um médico do interior não escreva em meu prontuário "paciente se atola de picanha mal passada" e, num fatídico dia, onde eu tenha um piripaque, a unimed ache esse histórico e diga "esse gordo estava tentando se matar... a gente num vai pagar nada".
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Ter Dez 23, 2014 9:29 pm

    Borg, meu caro,

    a pergunta é para os demais colegas também, porém como esse nosso amigo é faixa preta nessas paradas envolvendo o processo alimentício, segura essa.

    Os colegas paleo defendem o uso da manteiga, da banha do porco e do óleo de coco, principalmente por tais alimentos não sofrerem adulterações durante o processo de produção.

    A pergunta que faço a você (e aos demais colegas) é: é verossímil essa afirmação? De fato esses três alimentos passam intactos por tudo até chegar a nós? Por exemplo, não é acrescentada uma hidrogenação na manteiga?

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por Borg Ter Dez 23, 2014 10:49 pm

    Manteiga ???

    A manteiga que comemos hoje é completamente diferente da manteiga que se consumia há 20, 30 anos atrás... A manteiga hoje não tem nada a ver com a manteiga clássica, retirada da nata do leite... hoje ela sai do creme de leite, recebe corante pra ficar amarelinha e, dependendo do fabricante, recebe uma penca de ingredientes que a tornam muito mais margarina do que manteiga... Exemplo: Manteiga Leco. Ela é tão bagunçada na formulação que seu nome é "alimento a base de manteiga e margarina" ou algo do tipo... tu frita alguma coisa com aquela manteiga e toma um susto com a borracha gosmenta que aparece depois de a frigideira aquecer, KKKKKKKKKKK

    A banha de porco é subproduto, talvez não tenha sofrido mudanças significativas, até pq é um alimento que tem seus dias contados... O óleo de coco possui industrialização muito recente, é bem provável que não tenha sofrido grandes alterações visando baratear seu custo.


    Agora... comprar óleo de coco com garantia contra adulteração... acho muuuuito difícil achar um com preço que o torne viável... pq quem vende com certeza batiza com outros óleos mais baratos...
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Qua Dez 24, 2014 9:19 am

    ehehehe.... valeu Borg!

    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por Dartagnan Sex Fev 13, 2015 8:34 pm

    Já li um pouco a respeito dessa Paleo. Como cético que sou, deixo passar um tempo e cair no esquecimento. SE for coisa boa e séria realmente, passará no teste do tempo. Como 90% dos modismos e novas 'pedras filosofais' não passa...

    Eu tenho visão mais holística dessas coisas, mas sem abrir mão do conhecimento consagrado e da boa ciência, somado à sabedoria da vovó (comer de tudo ou quase).

    Conteúdo patrocinado


    Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa? Empty Re: Dieta Paleolítica. Vale a pena embarcar nessa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 5:47 pm