Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+3
Erica
Borg
VéioGlutão&Marombeiro
7 participantes

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Qui Set 11, 2014 9:17 pm

    Prezados colegas deste estimado fórum,

    alguém de vocês conhece alguma coisa que possamos preparar ou comprá-la pronta que possa ser usada em substituição ao sal?
    A restrição nas dicas é a seguinte: não deve conter sódio.

    Obrigado e um abraço
    Véio
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Borg Sex Set 12, 2014 12:04 am

    KCl. Ou sal de potássio. Mas não é a mesma coisa e termos sensoriais.

    Hoje em dia os sais com baixo sódio são blends com NaCl e substituintes. Ainda não existe nada que substitua o sal com perfeição a ponto de aposentá-lo em definitivo.

    Um sal destes que provei numa feira de alimentos em 2013 foi o Lomasalt. Gostei bastante na batata frita... mas é ingrediente industrial ninguém vai conseguir comprar menos do que um contêiner fechado, ehehehehe...

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Sex Set 12, 2014 1:24 pm

    Embora o sal dietético contribua com o potássio no lugar, ainda contém sódio.
    Cada 100 g do sal dietético contém 20,5 g de K, mas também 23,4 g de Na.

    Eu tinha achado um composto envolvendo salsinha, alho em pó, pó de casca de limão e outros. O problema é que a gente exala o cheiro depois. Alguém entra na sala e diz "o véio passou por aqui".

    Por enquanto eu encontrei uma combinação: cebola crua picada e alho frito (La Violetera).

    Mas quaisquer ideias serão bem-vindas!

    Valeu Borg
    Erica
    Erica


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 21/10/2014
    Idade : 34

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Erica Qua Out 22, 2014 9:18 am

    Muito difícil, nunca vi algo que substitua mesmo. Vi algumas vezes sais dietéticos, mas não creio na eficiência, não dá sabor.
    O negócio mesmo é temperar com especiarias. Na minha casa a gente tem tentado diminuir ao máximo, ai eu faço um tempero caseiro de alho e cebola com bem pouco sal, e tem funcionado bem, dá muito sabor e diminui metade do sal consumido antes. Isso para alimentos cozidos, em saladas uso bastante o azeite de oliva extra virgem combinado com limão e cebolinha verde fica muito bom sem o sal.
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Qua Out 22, 2014 1:19 pm

    Eu usava também. Até postei uma [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] parecida com essa que você citou.

    Mas eu ficava com um bafo de dragão. E a pressão arterial ficava praticamente na mesma.

    Depois disso eu radicalizei. Tirei o sal da dieta. Completamente. Comida de hospital de segunda a sábado. O sódio fica no máximo em 2 g/dia. Entrei na terceira semana agora. Deu pra baixar o maleato de enalapril de 20 mg para 10 mg, dois comprimidos ao dia para ambos os casos. Semana que vem, como a pressão está "quase baixa" eu vou testar o 5 mg...

    De segunda a sábado é isso. No domingo eu solto o Godzilla pra devorar gente por aí.
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Tandra Qua Out 22, 2014 1:34 pm

    Veio e esse aqui ôh

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    peguei essa definição aqui na net "AJI-SAL é um tempero em pó à base de sal. Prático, salga e realça o sabor natural dos alimentos ao mesmo tempo, pois contém glutamato monossódico."

    eu uso para salada, mas, pode usar para outras coisas a seu gosto, eu gosto dele, de fato é bem mais leve
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Qua Out 22, 2014 2:32 pm

    Aji-Sal quase empata com o sal grosso comum.

    100 g sal grosso --> 39,9 g de sódio
    100 g Aji-Sal --> 36,5 g de sódio

    Por enquanto "o campeão" que um colega indicou (não experimentei) foi o tal do Mr. Dash (importado)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Ph neutro Seg Nov 17, 2014 6:55 pm

    Eu usava esse aji-sal não imaginava que era quase a mesma coisa que o sal comum. Mas, então qual a diferença real dele para o sal comum??
    VéioGlutão&Marombeiro
    VéioGlutão&Marombeiro


    Mensagens : 100
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por VéioGlutão&Marombeiro Seg Nov 17, 2014 7:30 pm

    Eu não sei outras diferenças, pois fico atrás daqueles que tenham menos sódio.

    Aí, como o Aji-Sal empatava na questão de sódio, eu nem experimentei.
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Catuné Ter Set 08, 2015 5:01 pm

    Outro ponto a ser levado em consideração sobre os AJI sal-nomoto...é o glutamato monosódico= câncer. Ele deixa um "ranso" na lígua, um after taste que nunca me convenceu.
    Uma coisa que me surpreendeu foi experimentar o sal cinza de Guerandè. Comprei no iHerb ano passado antes dessa alta de dolár. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Incrível a capacidade dele realçar NATURALMENTE o sabor, como o discurso que a ajinomoto promove do quimicamente bad. Mesmo aqui no Brasil 1 kg custa média de 19,00, vale a experiência!!!
    Sugiro também que assistam no youtube vídeos de como é coletado e a cadeia sustentável que essa marca tem, desde manter a mão de obra manual pra garantir empregos, sem antiumectantes e outros venenos do refino.
    Tenho recomendações do sal marinho de Mossoró-RN, mas ainda não comprei direto, farei com certeza logo.
    E sem dúvidas estar atentos aos industrializados vale tanto quanto a preocupação com a quantidade de sal, já que o vilão de fato é o sódio.
    Abraço.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Borg Ter Set 08, 2015 6:11 pm

    O Ajinomoto age nas papilas, não no alimento... por isso seu excesso dá um "tilt" no sensorial do sujeito, ehehehehehe...

    Eu particularmente tenho um pé atrás com variações de sal.... não acredito em substâncias miraculosas, ainda mais em produtos que são vendidos por grandes corporações...
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Dartagnan Dom Mar 19, 2017 12:02 am

    Eu tenho pensado nessa do sal também a algum tempo. Falam muito que o sal marinho é uma opção, mas ainda tem que ver se é integral...(a maioria das marcas não menciona, ou seja...não deve ser). O iodo que é adicionado, já ouvi dizer que é ruim também...putz, o sal é um negócio difícil de contornar.... bounce ...

    Eu venho usando o sal comum mesmo e o do Himalaia, apesar do que o Borg falou sobre ele, porque já comprei mesmo...então, vou usando até acabar. Pior que o sal comum não deve ser né...
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Tandra Sex Abr 28, 2017 5:29 pm

    Eu tb continuo com o "bom" e velhor sal de cozinha. Tentando moderar, o que é bem difícil, pois adoro uma comida temperada.

    Se um dia encontrarem algo melhor e que tempere tão bem, avisem, please rsrsrs
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Tandra Qua maio 17, 2017 10:39 am

    Minha mãe ultimamente vem fazendo da seguinte maneira: ela compra o sal grosso, esses de churrasco, e bate ele no liquidificador. Não sei se o efeito do sal se torna memos danoso, mas achei bem interessante...

    E ai, borg, esse procedimento melhora alguma coisa ?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Borg Dom Out 15, 2017 9:20 pm

    Ainda não existe substituto eficiente pro sal de cozinha, que não nos exija um sacrifício de adaptação. Existem propostas interessantes, como o produto da empresa alemã Dr. Lohmann, chamado Lomasalt RS100... eu o experimentei na batata frita e o resultado foi idêntico ao sal de cozinha... mas isso não significa êxito em todas as classes de alimentos prontos. Acredito que vai demorar mais uns 10 anos até aparecer algo de fato digno de se chamar substituto oficial do sal... e eu acho que a resposta está muito mais na biotecnologia do que na obtenção de novas substâncias substituintes de sal. Os edulcorantes começaram a sair do beco sem saída através da biotecnologia, acredito que os sais irão pelo mesmo caminho.

    Conteúdo patrocinado


    Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na) Empty Re: Alguém conhece bons substitutos do sal (sem Na)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 5:59 pm