Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+5
Crixus
victor andrade
Mazikamno
Laerte
Dartagnan
9 participantes

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Dartagnan Sáb Jan 31, 2015 3:24 pm

    Um dos meus favoritos é o Gorgonzola. Mas como é gorduroso pacas, uso relativamente pouco, só pra acompanhar o blanquet no pão ou tapioca. Fica uma delícia dando uma derretida de leve...

    Então, mais um pro nosso colega Borg mandar. Procuro usar as marcas conhecidas e fáceis de encontrar. Por enquanto tô usando o Marília ou Regina. Tão mais ou menos em conta aqui perto de casa (R$ 29,90 o kg, e R$ 40,00 o Regina). Mas se ele recomendar outras marcas, acrescento na minha lista.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Laerte Sáb Jan 31, 2015 8:28 pm

    Tai um queijo que combina com quase tudo o gorgonzola, é uma delícia, fino, casa perfeitamente com vinho, carnes e pães. infelizmente são caros, e para nós amantes desse queijo não resta muitas opções.

    Há tb que se observar que há gorggorgonzola e gorgonzola. A concentração de fungos vai ditar a qualidade e o preço do queijo.
    Mazikamno
    Mazikamno


    Mensagens : 232
    Data de inscrição : 23/09/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Mazikamno Sáb Jan 31, 2015 9:53 pm

    Só se for isso Laerte, eu particularmente não peguei gosto pelo gorgonzola. Mas um um queijo que gostei muito foi o tal do Reggianito, tipo de parmesão

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por victor andrade Qua Fev 04, 2015 10:07 am

    Não sou do tipo tarado por queijo e nem tarado por vinho, que dizem ser a combinação perfeita. Gosto do simplesinho mesmo que é o mussarela e o prato. E para mim qualquer um serve acho que nunca vi diferença nas marcas
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qua Fev 04, 2015 10:16 am

    O pior é que até no gorgonzola conseguiram dar um jeito de batizar o coitado, KKKKKKKKKKK

    Hoje em dia algumas indústrias conseguem processar um queijo "gorgonzola" que não é 100% gorgonzola, por isso ele fica beeem mais barato que os demais. Aqui no RJ a gente compra 1kg de queijo gorgonzola no mercado a 40 pratas, ou 25 pratas direto do fornecedor. Quando aparece queijo a 25, 30 pratas o kg no mercado, especialmente aqueles de forma baixa.... cuidado.

    Um dado curioso é que, muitos queijos tipo gorgonzola importados que vem pra cá são o mesmo tipo de processo citado acima, só que eles chamam de "gorgonzola cremoso" ou algo do tipo. Geralmente vem embalados em forma de uma fatia grande e fina, empacotados em atmosfera modificada... é comum serem feitos na Alemanha e Itália. Só que esses vem com "griffe", vagabundo come o batizado chique e arrota aos 4 ventos que é produto de primeiríssima, KKKKKKKK

    Igor, Bergader... cuidado. São excelentes em paladar e cremosos, mas não são tradicionais queijos gorgonzola. Na legislação deles está tudo mais do que OK, e como eles entram aqui como "blue cheese", nego vende como gorgonzola assim mesmo, sem se tocar das diferenças sensoriais.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Na fabricação de queijos não existe mágica: Quanto mais leite fresco, melhor o queijo, quanto menos gordura retirada do leite antes do processo, mais saboroso o queijo, quanto melhor a cultura adicionada no queijo, melhor o resultado visual e sensorial dos fungos no queijo.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Eu não sou assíduo de uma marca em si, prefiro olhar bem o queijo que pretendo comprar. Boa Nata, Skandia, Campo lindo, Regina, Quatá, Tirolez... são marcas que compro e poucas vezes me arrependo. Quando aparece um queijo europeu, olho alguns detalhes e compro um pedacinho antes de arriscar comprar a peça.... Um queijo gorgonzola que eu adoro, mas que é difícil de achar no RJ é o Cruzília. Eles tem um gorgonzola "faixa azul de Minas" que é superior aos demais. Já tive a chance de conhecer a fábrica deles e de comprar na lojinha da fábrica... é material de excelente qualidade. Não compro desde 2013, espero que esteja no mesmo nível.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qua Fev 04, 2015 10:21 am

    victor andrade escreveu:Não sou do tipo tarado por queijo e nem tarado por vinho, que dizem ser a combinação perfeita. Gosto do simplesinho mesmo que é o mussarela e o prato. E para mim qualquer um serve acho que nunca vi diferença nas marcas

    Mas tem muita diferença sim.... e o fabricante conta com esse relaxamento de avaliação do consumidor pra vender gato por lebre....

    Queijo mussarela e prato então... pqp, existe diferença demais... tem mussarela que quando vc forneia, ele simplesmente some da pizza ou do alimento que ele estiver cobrindo, eheheheh.... Existe uma região no Brasil que fabrica o melhor queijo mussarela do país, disparado.... as grandes indústrias e restaurantes que vendem QUALIDADE só compram mussarela de fornecedores de lá....
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Laerte Qua Fev 04, 2015 10:49 am

    bacana borg...

    e os demais queijos, quais são melhores para vinho? vc saberia dizer?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qua Fev 04, 2015 12:24 pm

    Vai depender do vinho, eheheheh....

    Na verdade, é complicado pacas harmonizar queijos e vinhos, pois o gosto de um não pode passar por cima do gosto do outro e vice-versa...

    Sendo assim, eu faço da seguinte forma:

    Queijos de sabor fraco - vinhos brancos suaves
    Queijos de sabor forte - vinhos tintos secos
    Quejos com fungo - espumantes, lambruscos

    Particularmente, eu não bebo vinho branco, acho fraco demais. Sendo assim, eu coloco sempre no mínimo 3 queijos e 2 frios com vinho, além de pão italiano e pelo menos 2 pastinhas. Quando a grana sobra eu compro Mussarela de búfala, brie, gorgonzola e emmental, com copa e presunto cru, foie gras, pasta de ervas e fatias de pão italiano. Quando a grana tá curta eu faço com gorgonzola, brie, prato em cubinhos, presunto, copa, manteiga de ervas, molho tipo barbecue no potinho e o pão que tiver em casa, eheheheh....

    Regras de harmonização de queijos com vinhos tb tem um pouco de frescura... o cara que leva a sério demais pode ser visto como um pouco excêntrico ou mesmo afetado.... cada um faz do jeito que gosta mais, que acha mais gostoso comer só ou acompanhado... minha opinião.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Dartagnan Qui Fev 05, 2015 4:19 pm

    Valeu Borg! Vou ver se acho esse Cruzília também. O Regina, Quatá e Tirolez são fáceis de encontrar. Acho que já comprei o Regina. Normalmente prefiro comprar os que vem em cortes menores já pesados, pq com pouco tempo o Gorgozola fica feião na geladeira...não sei se é característica dele ou questão de qualidade de cada marca.

    Falando em queijo prato, eu nem sabia que tinha da Sadia....vi esses dias no Guanabara pq lá eles reservaram um lugar com fila só pros frios da Sadia. O triplo do preço dos outros queijos....se justificar, um dia eu compro, já que uso queijo moderadamente.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qui Fev 05, 2015 9:30 pm

    Cara, o queijo Sadia é de um padrão de qualidade absurdo.... eu sei que ali não é 100% queijo, como quase todos os queijos prato e mussarela nacionais (exceto alguns fabricados na região norte), mas o padrão deles é muito bom, o produto entrega o que promete com facilidade... São mais caros, mas pra fazer uma social em casa, valem muito a pena.

    O gorgonzola depois de aberto, sofre algumas alterações visuais normais para um queijo fungado... a tendência é de o queijo criar mais fungos, só que de outro tipo, mais amarelados... nunca li nada a respeito que depusesse contra, mas quem fica pouco seguro de consumir um gorgonzola com outros fungos, basta retirar a parte marcada e consumir o resto.
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Crixus Sex Fev 06, 2015 8:45 pm

    Borg qdo o queijo começa a ficar uma parte branca normalmente na parte cima, é fungo? nesse caso o queijo todo se perde ou é só tirar a parte branca e pronto?
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Dartagnan Sex Fev 06, 2015 10:10 pm

    Boa pergunta....vez ou outra acontece comigo. Sempre cortei o pedacinho 'russo' e comia o restante.

    Uma outra coisa que eu vi nas lojas que é legal pra esses frios é um pote plástico com uma espécie de grade pro queijo não encostar na água que fica depositada com o tempo (e acho que é ela que ajuda a estragar o queijo na geladeira). A marca que eu uso é Lock Lock. O redondo fica do tamanho certinho do blanquet.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    E hoje estive no supermercado Pão de Açúcar, que costuma ter uma certa variedade de queijos. Sai cheirando os mais bonitos (e gordurosos... Laughing , não tem jeito, o mais gostoso é sempre assim). Vou pegar o tal Queijo tipo Reino (acho que a marca era Quatar), e um Gouda holandês. Próxima compra tão na lista.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Ter Fev 10, 2015 9:35 pm

    Preciso conseguir esse pote, eheheheh....

    O queijo tipo reino é delicioso, mas tb é muito forte. Ótimo para fazer recheios mas se comer puro fica enjoativo...
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Crixus Ter Fev 10, 2015 10:26 pm

    E a minha pergunta borguito?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qua Fev 11, 2015 10:37 am

    Crixus escreveu:Borg qdo o queijo começa a ficar uma parte branca normalmente na parte cima,  é fungo?    nesse caso o queijo todo se perde ou é só tirar a parte branca e pronto?

    Olha... o correto é seguir uma regra geral... quando aparece bolor ou levedura, a orientação é sempre a de jogar o alimento fora, pois o que se vê é o estado avançado de contaminação... isso significa que ele está mais contaminado do que aparenta. Só que....

    No caso dos queijos, culturas de microrganismos são algo comum... pq o próprio queijo é um produto de cultura de microrganismos... e sua maior densidade tb ajuda a limitar o avanço da contaminação. No meu entendimento, um soro de queijo fedorento e babado é muito mais perigoso que um bolor na casca do queijo... pq o soro tem um contato muito mais abrangente, ele leva a contaminação a todos os pontos do alimento...

    Na prática eu faço assim:

    Queijo minas e ricota - se o soro estiver com odor ruim e babado, jogo fora.
    Queijo mussarela e prato - eu arranco o bolor branco da casca. Quando é bolor escuro, jogo fora.
    Queijo gorgonzola - bolores e fungos? Isso non eczisteeee nele, KKKKKKKKK

    Eu tomo alguns riscos pq esse tipo de coisa faz parte do meu dia-a-dia como consultor... então eu consigo mensurar um pouco melhor o nível de risco... por isso não aconselho a ninguém o meu procedimento. Na dúvida, jogue fora e deixe de ser pão-duro, eheheheheh!!
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por morpheus Qua Fev 11, 2015 1:28 pm

    Essa do queijo eu não sabia. Eu Sempre joguei fora hehehehe.. Mas, se (por minha conta e risco) o borg faz vou fazer tb rs.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Seg Mar 09, 2015 8:07 pm

    Não entra nessa, Morpheus... eu consigo olhar o queijo e avaliar o grau de severidade, quem não é da área não deve se arriscar... se deu mofo, joga fora e compra outro, pô...
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por morpheus Ter Mar 10, 2015 4:29 pm

    Ok ok ok borg, tentei ser rebelde também, mas, ja vi que não é aconselhável. rsrsrs
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Catuné Seg Ago 31, 2015 6:53 pm

    Olá, pessoal!
    Sou novo no fórum e queijo foi o que me trouxe até aqui.
    Precisamente sobre o Gorgonzola Cruzília no Rio, estava procurando onde o teria a venda aqui.
    Borg, satisfação. Fiquei pra lá de curioso pra saber mais sobre essa mussarela top que mencionou pfv! Pessoalmente não curto nenhum pouco queijos sadia, o acho.que uma textura de "plástico" Sad . Tenho comprado sempre o prata da Crioulo, tanto a mussarela quanto o prato são tão gostosos ou mais que da Tirolez que tiro o chapéu.
    A Quatá também não curto, acho meio "sem graça"... Macuco é outra marca que é show, mas queijos são mais caros do que os que compro, então deles só tenho comprado a manteiga, bate com a da Aviação fácil, só que pela medate do preço Smile
    Obrigado e muto prazer poder compartilhar dessa experiência de vocês.
    Att.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qui Set 03, 2015 11:27 am

    Falaê, Catuné !! Seja bem vindo !!

    Queijos Cruzília são um pouco difíceis de achar no RJ, mas às vezes aparecem pra vender no Mundial e no Guanabara. Tem algumas lojinhas gourmet que revendem eles, só que mais caros.

    A Sadia tem 2 tipos de queijo, o tradicional e o processado. Esse último vem em fatias com lástico separador, nem deveria ser chamado de queijo... mas como o McDonalds usa direto....

    Queijo mussarela bom é o feito no norte do país. Quando aparece queijo de Tocantins, Roraima, Rondônia, Pará, etc... eu compro na hora. O cremolat de tocantins é o meu preferido, gratina e derrete que é uma beleza...

    Laticínios fascinam pela diversidade, o que pra alguns é indiferente para outros é sensacional... sempre tem mercado pq não existe unanimidade.
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Catuné Ter Set 08, 2015 4:35 pm

    Obrigado pela dica dos mercados e sobre a muçarela!!
    Sobre queijos Sadia só comprava pedaços, mas a dita textura plástica que acho deles me fez não comprar mais. A Torolez tem excelentes queijos, o problema é que cobram direitinho pela qualidade, Aproveitei uma promoção (12,99 kg) no Extra um tempo atrás, estava pra vencer em um mês a muçarela Tirolez, eu comprei TODAS que estavam nas gôndolas. Smile
    Sobre o queijo prato, tenho comprado como eu disse da marca Crioulo, bate de frente com essas boas( Sancor, Tirolez...) só que com preço bem melhor. Tem a Macuco também bastante boa.
    Um queijo que já experimentei algumas marcas de referência, mas nenhum vindo de queijo cru, é o Brie...Um bom queijo, mas não acho (eu) que vale a média de preço de 70,00 o kg!
    Fica o resultado de alguns premiados deste ano na Minas Láctea 2015.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />[/img]
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Ter Set 08, 2015 6:06 pm

    Esse concurso é bem interessante... o problema no Brasil fica na organização do concurso, pois nem todos são sérios... Aqui no RJ existiram alguns concursos desses, que no passado recebiam o prêmio "Qualidade do Brasil", com um troféu parecido com um Oscar, KKKKKKKKKK Quando descobriram a "metodologia"dos organizadores, o concurso nunca mais rolou...
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Laerte Ter Set 08, 2015 11:29 pm

    Caramba, vendo essa lista que o catune postou, percebi que não conheço nenhuma marca, exceto o pirancajuba, e mesmo assim nunca provei. Cadê a Sadia? Seara? nem entram na lista.
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Catuné Qua Set 09, 2015 12:10 pm

    Borges,também não sou de terceirizar meu gosto baseado em concursos, essas matérias de promover certa os produtos/marcas faz parte de meu objetivo de pesquisas, minha formação é contábeis mas marketing é tá na veia, como antídoto Smile
    Acredito nesse concurso por alguns motivos: em se tratando de padrão, a que tem maior aí é a Tirolez, e na minha opinião mostra humildade da empresa que vende seus produtos bem mais caro que as demais, se comparando às marcas "gringas" no preço. E nem por isso levou tantos prêmios.
    Seita eu fiquei surpreso, pois o "leite" em caixinha deles é péssimo entre os ruins mas...não conheço em queijo.
    Frimesa é uma ótima opção em muçarela, gratina e estica com com muito bom sabor.
    Laerte, da Sadia só ouvi o colega Borge falar bem, acredito que tenha tratamento de alta tecnologia mas não posso falar mais. Em São Paulo se tem mais variedades que aqui no Rio Sad
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Borg Qua Set 09, 2015 5:23 pm

    Seara ainda não tem queijo... logo logo a JBS compra uma fábrica dessas e começa a aparecer queijo Seara no mercado...

    Os produtos Sadia nem sempre agradam a todos pelo paladar, mas o padrão de qualidade e segurança deles é exemplar, tu come sem risco de passar mal... mesmo aquele queijo processado deles...

    Conteúdo patrocinado


    Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...) Empty Re: Queijos (Prato, muçarela, Gorgonzola...)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 1:36 am