Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


5 participantes

    Quem poupa é otário

    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Quem poupa é otário Empty Quem poupa é otário

    Mensagem por Dartagnan Sáb Jan 31, 2015 1:46 pm

    Tenho reparado um aumento de gente procurando emprego lá mesmo onde trabalho. Então, entre uma conversa e outra, falo com algumas pessoas lá (a maioria com dificuldades financeiras) sobre a importância de poupar. Uma coisa que eu não sabia tão bem e, agora sei na prática, do porquê a gente não deve mesmo falar muito de dinheiro...ainda mais com quem só vive enrolado. Não demora muito e começam os comentários maldosos, do tipo "Hmmm, esse aí tá com dinheiro...." Twisted Evil , "Aí você podia comprar um lanche pra gente, podia fazer isso, aquilo e tudo no mundo...." Neutral . O mais interessante é que os únicos que fazem esses comentários são justamente os mais pobres e/ou enrolados financeiramente. Nunca uma pessoa de classe média alta me falou essas coisas, pelo contrário, têm uma postura completamente diferente e incentivam. Pode ser muita coincidência alguém vai dizer...(não estou dizendo que TODO pobre ou seja qual classe social faz o que estou falando, pra deixar bem claro).

    E sempre têm as desculpas clássicas pra não poupar: "Eu tenho filho" "Eu tenho problema" "Eu ganho pouco". E sempre falei tb que, tirando os filhos, eu tb já tive mais problemas do que hoje, já fui muito pobre (minha mãe era empregada doméstica nos anos 80, época beeem diferente de hoje e mais difícil para empregadas), e que quando ganhamos pouco, temos que economizar aos poucos também. Se ganha pouco, tem que gastar pouco. Lógica simples né? Mas não entra na cabeça de quem vive fazendo prestação pra tudo, e gastando sem sabedoria (o que eu mais vejo é um tal de Coca-Cola e lanchinhos, entre outras coisas). E também já fui muito descontrolado, como eles, mas hoje aprendi a lição. Mas quem gasta com parcimônia no dia a dia, pode gastar melhor depois e a vista, com outros prazeres (uma viagem ou outro hobbies); e é o que eu faço. Pago a vista a maior parte das minhas coisas. Mas quem faz isso, é pão duro ou otário, na mentalidade dos pequenos... Neutral .

    Bom, isso foi um desabafo... Laughing , mas precisava falar disso, e acho que pelo menos esse tipo de assunto, na internet é mais 'seguro'. E sei que muitos já tiveram essa experiência ou parecida. Não boto mais azeitona na empada de ninguém...pelo menos tão cedo. Pra fechar, um desenho de 8 min. clássico sobre a importância de poupar, muitos já devem ter visto:


    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Crixus Sáb Jan 31, 2015 1:55 pm

    Hoje consigo perceber a importancia do comprar a vista e do comprar a prazo no cartão. A vista como coisas simples como lanches, restaurantes, um presentinho ali e tal, por que isso se vc bota no cartão acumula com muita rapidez ainda mais para quem mora em cidade grande, agora quando o assunto é coisa mais cara gosto de parcelar, não em muitas vezes, 3 ou 4 no máximo, e acaba sendo jogo porque posso acumular milhas e entre outras coisas consigo voos de graça, e dá para tirar outros utensílios também.

    Poupar é chave para um cara bem sucedido, tem que ser assim, senão, não conquistamos as coisas, aprendi isso a duras penas, da pior maneira possível, mas, aprendi rsrs
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por morpheus Sáb Jan 31, 2015 2:00 pm

    esse vídeo da cigarra é clássico hehehe vi isso na escola.

    também não tive vida fácil na infância não, fácil que digo em relação a dinheiro, isso era bem regrado, tive trabalhar cedo para conseguir ter as coisas, e te falo uma coisa isso forma o caráter do homem, ainda tenho meus momentos de fazer loucuras, mas, com certeza sou um cara bem regrado hoje, ja fiz curdo de administração isso também acabou ajudando muito para eu administrar minhas finanças.

    você trabalhar em que dartagman? tem filhos? conte-nos como é ser pai de família num momento tão economicamente instável no Brasil..
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Dartagnan Sáb Jan 31, 2015 2:02 pm

    Isso. Todos nós somos humanos, ou seja, no fundo, aquela criança que quer botar a mão em tudo e ter tudo no mundo, continua dentro de nós. Só que depois de adultos, temos que administrar isso. O impacto dessas besteiras do dia a dia, como lanches inúteis (ou seja, tem lanches e LANCHES, já explico) é enorme ao fim de um mês inteiro.

    Pra tu ter uma ideia, eu vi pelo menos 4 pessoas que saíram 'queimadas' da empresa em que trabalho, voltarem pra pedir o penico....e pasmem, todas essas pessoas não davam valor ao trabalho (afinal, até uns dois anos atrás, emprego tava sobrando fácil....agora nem tanto). Um agravante vai ser que o pessoal da indústria que está sendo demitido vai competir com geral em tudo que é setor....a analogia com o desenho animado que eu botei é perfeita.
    Cachorro Louco
    Cachorro Louco


    Mensagens : 186
    Data de inscrição : 16/10/2014

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Cachorro Louco Sáb Jan 31, 2015 2:09 pm

    no momento que estamos poupar tem de a regra, aliais poupar tem de ser a unica opção nao ta dando para brincar com essas coisas não, antigamente vc dava um deslise e passava dois meses vc conseguia recuperar, hoje?? nao tem isso não.

    O pior é que poupar é algo cultural, se vc nao tem esse costume, vai penar, pq não é fácil. Sem falar na ilusão que é cartão de credito "ahh bota no cartão de credito" hammmm ai nego se fode. Eu ja me fodi assim, hoje to vacinado, compras só se for a vista.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Dartagnan Sáb Jan 31, 2015 3:17 pm

    morpheus escreveu:esse vídeo da cigarra é clássico hehehe vi isso na escola.

    também não tive vida fácil na infância não, fácil que digo em relação a dinheiro, isso era bem regrado, tive trabalhar cedo para conseguir ter as coisas, e te falo uma coisa isso forma o caráter do homem, ainda tenho meus momentos de fazer loucuras, mas, com certeza sou um cara bem regrado hoje, ja fiz curdo de administração isso também acabou ajudando muito para eu administrar minhas finanças.

    você trabalhar em que dartagman? tem filhos? conte-nos como é ser pai de família num momento tão economicamente instável no Brasil..

    Trabalho no setor de TI de uma drogaria. Não, não tenho filhos no momento. Mas tô pensando aí...daqui a alguns anos vai ficar melhor pra isso.

    Interessante desse desenho é que pelos comentários que eu vi no youtube, na história original do livro, o final é bem diferente do do desenho. A cigarra vai bater na porta da formiga, e ela dá com a porta na cara dela... Twisted Evil .

    - Ela pergunta: "O que você fez no verão cigarra?"
    - a cigarra responde: "Eu cantei."
    - "É? Então, agora você dança..." e fecha a porta.

    Se não for zoeira de quem falou...achei muito dark, embora soe mais 'real' pro nosso mundo. Gostei da imaginação do pessoal da Disney pro final. Iria ficar muito pesado se o desenho fosse igual ao livro.
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Ph neutro Sáb Jan 31, 2015 3:23 pm

    Formigas rules kkkkkkk

    Fica bem mais realista de fato esses final.

    Poupar é algo que se aprende quando se casa e se reaprende quando se tem filhos, tenho 2 e digo não é moleza não Hehe

    Conteúdo patrocinado


    Quem poupa é otário Empty Re: Quem poupa é otário

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 3:00 am