Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+12
morpheus
Laerte
Crixus
victor andrade
marcuspoa
santaleh
Huguinho Onofre
Tandra
xicao
**Carlos**
gigiobbr
Lammarr
16 participantes

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Sex Set 12, 2014 2:20 pm

    Galera sou aficcionado por um bom hamburguer e ao longo dos anos testei bastante coisa.

    Recentemente aprendi um blend de carnes no guia do hamburguer q vale demais a pena.
    São carnes baratas e muito saborosas q deixam o troço absurdamente gostoso.

    1-Como escolher a carne e fazer o hambúrguer perfeito e artesanal

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Várias são as receitas que encontramos em sites de culinária, gastronomia e até mesmo nos sites sobre hambúrguer. Mas a maioria deles sempre comete os mesmos erros básicos na hora de ensinar como fazer um hambúrguer artesanal.E garantimos que é fácil conseguir um resultado igual ou até melhor dos que os que comemos nas hamburguerias.

    Apesar de fazer em casa dar um pouquinho mais de trabalho, fica bem mais barato e a receita vai ficar do seu jeito.

    COMO ESCOLHER A CARNE
    Então vamos começar ensinando como escolher as carnes para o hambúrguer perfeito.

    Vá até um um açougue de confiança. No supermercado, muitas vezes a carne pode até ser boa, mas só podemos comprar a que está cortada e embalada nas prateleiras.

    Para fazer um bom hambúrguer artesanal é preciso escolher o tipo de carne e também a mistura que vai moer. É isso mesmo, hambúrguer gostoso não precisa ser feito apenas de um tipo de corte de carne.

    Quando forem à uma hamburgueria e pedirem o tradicional hambúrguer de picanha, não se iludam! Nenhuma delas fará um hambúrguer com 100% de carne de picanha – com raríssimas exceções. Para falar a verdade, algumas só usam a gordura da picanha e vendem como tal. Deixando de lado os “desonestos”, a razão para não usar 100% de picanha é simplesmente porque é caro e ficaria inviável vender o hambúrguer a um preço muito alto. E misturar tipos diferentes de carne enriquecem o sabor, pois cada corte tem suas características próprias, quantidade de sangue e consistência. Este é o segredo, o “blend perfeito”, o que faz os hambúrgueres serem diferentes em cada lugar que comemos.

    A IMPORTÂNCIA DA GORDURA
    Outro ponto essencial é a quantidade de gordura e qual tipo será usado. Já vimos muitas recomendações, mas o ideal é que a porcentagem seja entre 15% e 20% do peso da carne limpa. Fará toda a diferença para montar os hambúrgueres e também no preparo e suculência. O Guia do Hambúrguer usa 20%, fica gostoso tanto na chapa quanto na grelha.

    A gordura é essencial no blend do hambúrguer porque será a responsável por trazer sabor ao conjunto. Por isso, dissemos que algumas hamburguerias que põe apenas a gordura da picanha, porque é essa gordura que vai dar um sabor diferenciado à mistura de carne.

    Desta vez fizemos 2 tipos:
    · Blend 1: 500g de miolo de acém, 500 g de peito e 500g de fraldinha + 300g de gordura do peito (adicionamos 20% de gordura a 1,5kg de carne, totalizando 1,8kg)
    · Blend 2: 500g de miolo de acém, 500 g de peito e 500g de baby beef + 300g de gordura do peito (adicionamos 20% de gordura a 1,5kg de carne, totalizando 1,8kg)

    TIPOS DE CARNE
    Vocês podem usar carnes de 1ª ou de 2ª, o ideal é que não tenham quase nenhum nervo, para que na hora de comer não fiquem mastigando aqueles pedacinhos duros e indesejados. Na escolha do corte, pode variar bastante, mas os mais comuns são: peito, contra filé, fraldinha, maminha, acém, picanha, alcatra e acém. Faremos em breve uma matéria detalhada explicando cada corte de carne para serem usadas na preparação do hambúrguer.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    A gordura deve ser um tipo de “gordura boa”, que dá sabor à carne, dá liga no blend e não compromete a consistência. Mesmo porque para fazer um bom hambúrguer artesanal é PROIBIDO colocar ovos, farinha, sopa de cebola e qualquer outro tipo na mistura. Eles tiram o gosto da carne e descaracterizam a receita. No nosso blend usamos gordura do peito que é uma ótima escolha.

    COMO MOER A CARNE
    Mas não pense que agora é só moer a carne e tudo terminou. Algumas dicas importantes neste momento é começar pela escolha de uma carne fresca e não congelada, mas que esteja bem gelada. Pedir para o açougueiro limpá-las separadamente e cortá-las em cubos, como se fosse um estrogonofe. Se tiver um moedor de carne, após cortar a carne ponha novamente na geladeira antes de moer.

    Depois disso, misture os tipos de carne que escolheu com os cubos de gordura igualmente picados e leve ao moedor.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Nós preferimos a textura da carne mais rústica, então é só pedir para moer só uma vez. Mas tem que tomar um pouco de cuidado para que as carnes levadas ao moedor estejam bem misturadas, alternando carne e gordura. Caso contrário terão partes com mais gordura que outros. O jeito mais simples é pedir para moer a carne duas vezes, ela naturalmente vai se misturar. Mas sem deixar aquela pasta de carne moída, isso deixa o hambúrguer pesado e compacto.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    -
    Pronto, você está com o blend para preparar o hambúrguer perfeito!

    Créditos e fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    2 - Hamburguer de gorgonzola do conceituado István Wessel







    3-JACK & VANILLA BURGER

    ( Testado e super aprovado)

    JACK & VANILLA BURGER
    Serve 10 pessoas.
    ► 2,5kg de fraldinha moída
    Molho:
    ► 90ml de Jack Daniels
    ► 90ml de molho inglês
    ► 20ml de fumaça líquida ou em pó ( uma colher de chá)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Marinar a carne já moída com metade do molho e deixar na geladeira por 3 horas.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Moldar os hambúrgueres (o Casal Molina fez cada um com 200g), colocar na chapa, colocar sal rosa e pimenta do reino e regar com um pouco de molho.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    02
    ► Chapar os pães com manteiga (Casal Molina sabe das coisas, nunca sirva um hambúrguer em um pão frio, NUNCA!)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Regar o hamburguer com o molho enquanto estiver fritando:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Créditos para o site ohamburguerperfeito e o casal Molina q cedeu a receita:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    4-Receita – Original Burger do Melting Burgers

    Seja o primeiro a comentar
    Os sócios do Melting Burgers, Michel Fernandes Thomé e Marcela Tarraf Rubio, ensinam o passo a passo para preparar o famoso Original Burger, o carro chefe da casa de São José do Rio Preto. A receita é simples, mas há detalhes fundamentais para que o sabor fique perfeito. Confira abaixo (rende quatro unidades):

    Nota Hambúrguer Perfeito: rapaziada, se liga que nessa receita o hambúrguer é com mussarela no meio da carne, isso só pode ficar sensacional!)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    600g de ponta de peito moído 1x
    ► 60g gordura de ponta de peito
    ► 60g queijo mussarela moída
    ► 60g de bacon moído
    ► 4 pães de hambúrguer
    ► 40g de manteiga sem sal
    ► 120g de maionese de páprica
    ► 200g de mussarela fatiada
    ► 120g de bacon fatiado
    ► 40g de picles fatiado

    ► 4 ovos caipiras
    Preparo:
    Misture bem a carne com a gordura, a mussarela moída e o bacon moído até ficar uma massa homogênea. Separe-a em quatro partes iguais e molde em formato de hambúrguer. Coloque os Burgers na chapa e salpique sal e pimenta do reino a gosto. Ao virar o burger, coloque as fatias de mussarela sobre o lado já frito para derreter – para ajudar a derreter, poderá jogar um pouco de água na frigideira ou chapa e tampar o Burger para abafar. Quando o Burger atingir o ponto desejado, uma dica é retirá-lo da chapa e colocá-lo sobre uma assadeira vazada e deixá-lo descansando por cerca de 1 minuto para que o Burger não transfira toda a umidade para o pão.
    Montagem:
    Corte os pães de hambúrguer ao meio, passe a manteiga dos dois lados dos pães e “toste” na chapa. Reserve. Agora a montagem é muito simples! Passe a maionese de páprica na parte de baixo do pão, coloque o Burger com a mussarela, as tiras de bacon, ovo caipira frito e finalize com o picles.
    Inspirada na essência americana, o Melting Burgers desenvolveu todo seu conceito em cima desta atmosfera, desde a decoração até o cardápio, trazendo um dos pratos mais típicos dos Estados Unidos, o Burger, na sua melhor forma.
    Não conhece o Melting Burgers? Foi inaugurado em dezembro de 2013, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os sócios visitaram mais de 40 hamburguerias no Brasil e no Exterior para se inspirarem nos melhores produtos de cada uma delas.
    Quem assinou o cardápio, e desenvolveu as receitas e treinamentos foi o Chef Marcos Lee, do badalado Bar., que visitamos tempos atrás, olha aqui. Para os interessados em hamburguerias, o Melting Burgers está com o seu modelo de franquia saindo da chapa. Para mais informações, o e-mail de contato é: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Melting Burgers
    Rua Doutor Raul Silva, n 153, Redentora – São José do Rio Preto

    fonte e créditos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    um do grande site ohamburgerperfeito!

    5-Receita do Hambúrguer Perfeito (caseiro)

    Testes e mais testes, finalmente chegamos a uma conclusão! Temos a receita definitiva do Hambúrguer Perfeito (nesse caso, do Blog Hambúrguer Perfeito, por que afinal, gosto é gosto não é mesmo?).
    Somos adeptos do quanto mais simples, melhor, então, tivemos que equilibrar as coisas para tornar o hambúrguer fácil para qualquer leigo na cozinha fazer (tipo eu) e muito gostoso! Lá vai!

    Ingredientes para 4 hambúrgueres perfeitos:
    ► Manteiga
    ► Molho shoyu
    ► 2 Cebolas
    ► 1 caixa de bacon em tiras
    ► 4 pães de hambúrguer
    ► Sal rosa (caso não tenha, pode ir de sal grosso de churrasco ou até mesmo o sal refinado normal)
    ► Pimenta do reino em grão
    ► Queijo prato
    ► Para a carne: moer 300g de fraldinha + 300g de patinho + 100g de gordura – o que renderá sensacionais e suculentos hambúrgueres de 175 g – na medida!
    ► Maionese caseira, basta clicar aqui e seguir esta receita.
    Modo de preparo da carne:
    Muito fácil! Basta dividir a mistura (o pessoal gosta de falar “blend”) de carnes moída em 4 partes iguais e moldar os hambúrgueres, eu costumo usar este aro para fazer ovo frito, se não tiver, pode ir na mão mesmo!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    ► Dica malandra número 1: tente comprar a carne moída o mais perto possível da hora de fazer o hambúrguer, isso conserva as propriedades e o sabor da carne.
    Ok, hambúrgueres moldados hora levar à grelha! Nós preferimos fazer na grelha ou na churrasqueira, pois deixa um gostinho defumado que não se consegue na chapa, mas se não tiver nem um e nem outro, vai na chapa mesmo!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    ► Dica malandra número 2: manuseie a carne suavemente e molde o hambúrguer com poucos toques, quanto menos mexer na carne melhor! Isso ajuda a deixá-la suculenta, se liga:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino. Cubra a superfície inteira do hambúrguer com o sal. Use ½ parte de pimenta do reino para o que você usou de sal.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    4 a 5 minutos depois, vire o hambúrguer e coloque o mesmo tempero do outro lado, um pouco antes de chegar no ponto em que você deseja, coloque duas fatias de queijo prato em cima e tampe para derreter. Quando derreter, está pronto!
    ► Dica malandra número 3: MUITO CUIDADO NA HORA DE VIRAR O HAMBÚRGUER! Este momento é crucial para o sucesso da operação, como usamos apenas carne, a consistência dele é bem leve, mas é só tomar cuidado que tudo dá certo.


    Modo de preparo da cebola:
    Corte a cebola como quiser (em rodelas ou em cubinhos), frite na manteiga, quando começar a ficar levemente dourada, jogue um pouco de molho shoyu, mais alguns segundos e está pronta!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Modo de preparo do bacon:
    Esse é fácil demais, cubra um prato com papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas por uns 5 ou 6 minutos (isso vai depender do seu micro-ondas), e pronto! Ele fica seco e crocante no ponto certo.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    O pão:
    Fica por último, bacon crocante feito, cebola na manteiga feita, carne quase chegando no ponto, é hora de dar atenção ao pão! Muito simples, faça um pão na chapa, estilo aqueles de padoca, só que com pão de hambúrguer. Coloque a manteiga na frigideira e esquente o pão até ficar dourado, sirva o hambúrguer no pão quente – isso é essencial!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Uma variação legal que você pode fazer é no pão italiano – é só tirar a borda dura do pão e fazer na manteiga também, ele fica um pouco mais crocante e com um sabor mais marcante.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Dica malandra número 4: coloque a carne quente em contato com o pão, pois isso vai fazer o pão na chapa dar aquela leve derretida na manteiga o que torna tudo mais espetacular!
    Depois é só colocar o bacon, a cebola e a parte de cima do pão e pronto! Ah claro, maionese à parte. Pronto, aí é só ir pro abraço!

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Hambúrguer com a marca registrada do Blog Hambúrguer Perfeito!

    Créditos, fonte  e inspiração: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    Maionese 1

    Ingredientes:
    ► 2 ovos
    ► 1/2 limão em suco
    ► Sal
    ► Pimenta do reino
    ► 1 dente de alho (o menor que tiver, triturado)
    ► Salsinha e cebolinha, (eu coloquei bastante, pois gosto dela bem verdinha) de preferência comprado no dia, não pode ser desidratada.
    ► 1 sachê de mostarda amarela ou 1 colher de sopa
    ► Azeite
    ► Óleo

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Preparo:
    Coloque no liquidificador na sequência os ovos, suco de limão, pimenta do reino, sal, salsinha e cebolinha, mostarda e o dente de alho já triturado. Bata tudo em velocidade baixa e vá imediatamente acrescentando óleo e azeite em fio até que atinja o ponto de maionese.
    Ponto esse que o preparo deixa de ser liquido e toma a consistência de creme e não vira mais no liquidificador (aproximadamente 1 minuto batendo no liquidificador e acrescentando óleo até dar o ponto).

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Créditos e fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Maionese caseira especial ( receita minha)2

    Galera alguns anos comendo fora e apreciando bons lanches e maioneses cheguei em uma receita q é praticamente unanimidade.
    Quem prova normalmente curte e muito.

    Ingredientes:
    2 ovos
    cebola de cabeça a gosto ( 2, 3 rodelas em média)
    1 ou 2 colheres de Mostarda de boa qualidade Dijon, Heinz ou mesmo Hemmer q mesmo barata tem uma qualidade decente.
    meio limão
    azeitonas verdes a gosto
    1 fatia de presunto
    Óleo até dar ponto

    Sal a gosto( se atentando ao fato da azeitona ser salgada)
    Modo de preparo:
    Bater primeiro os ovos por 30 40 segundos para tirar aquele gosto forte.
    Em seguida acrescentar a cebola de cabeça + o limão e bater um pouco mais.
    Depois basta acrescentar os outros ingredientes: mostarda, azeitonas e o presunto.
    O presunto ajuda dar uma textura top, fica tipo um pate cremoso, coisa fina, estilo hamburgueria tradicional.
    Ir acrescentando o óleo vagarosamente e colocar na textura q julgar melhor.
    Eu particularmente bato com uma colher por cima qnd o liquidificador trava pois curto a maionese grossa e cremosa.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Última edição por Huguinho Onofre em Sex Out 24, 2014 11:43 am, editado 20 vez(es)
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Borg Dom Set 14, 2014 8:10 am

    Excelente tópico. O material está tão técnico que foi movido para a seção de debates, pois cabem considerações mais profundas que o normal.
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Lammarr Seg Set 15, 2014 5:20 am

    Gostei muito da matéria. Acabei testando ontem. Depois posto a receita do hamburguer que fiz baseado nela. Só digo que ficou delícia.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Borg Ter Set 16, 2014 1:00 am

    Lammarr escreveu:Gostei muito da matéria. Acabei testando ontem. Depois posto a receita do hamburguer que fiz baseado nela. Só digo que ficou delícia.

    No aguardo dos comentários, eheheheh...
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Lammarr Ter Set 16, 2014 1:33 pm

    Então. Esse assunto de hamburguer e almôndegas muito me interessa, pra quando eu resolver me aposentar e seguir um amigo professor, que dizia que era melhor vender laranja na rua do que ser professor (e ele é doutor em literatura e dava aula em universidade...) Vai que eu resolvo montar uma coisinha pra vender hamburguers e almôndegas? Mas isso é só devaneio. Até a ideia aparecer vou envenenando a mim mesmo, por uma boa causa.

    Como sou muito corajoso, testei, baseado em tudo que li ali no texto, mas de forma absolutamente caseira, e numa receita que a tandra postou lá na Culinária Caseira e, ainda, numas latinhas de cerveja, que foram minhas auxiliares. Meu pequeno hamburguer:

    440g de carne de boi (acém) moída;
    100g (cerca de) de linguiça de porco, marca, de tanto ouvir o Borg falar de marca isso marca aquilo, evitei a do açougue (à granel), mas fiquei com vontade, tava bonita e comprei, salvo engano, linguiça de porco Sadia (emb. 1 kg) Mas como estou no serviço, depois tenho que conferir.
    Sal, pimenta do reino, azeite.

    Como se pode perceber, quem está de dieta, é bom nem tentar rsrsrsrs Como tenho uma panela feita de adamantium e outros materiais de outras galáxias, que comprei num momento ébrio, que frita sem usar óleo (como se precisasse de óleo pra um hamburguer desses) o hamburguer se fritou na própria gordura, o que achei ótimo. Achei super saboroso.

    Fiz outra versão, na mesma proporção substituindo a linguiça de porco natural por linguiça calabreza. Gostei também, mas preferi a primeira.

    Ainda não entendi bem essa questão da proporção. Como o Gustavo demonstrou no texto, pode haver uma infinidade de misturas, mas ainda preciso achar o meu ideal. Vou testar o da receita da tandra, com bacon defumado, e outras misturas, até achar o hamburguer ideal, tipo o do Bob Esponja.

    Depois posto a receita lá na Culinária caseira com as fotos, porque tem os acompanhamentos ainda rsrsrsrsrs geek
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Tandra Ter Set 16, 2014 2:52 pm

    seus posts são ótimo lammarr.. sempre acabo rindo deles mesmo qnd não era para ter graça rsrs..
    bom, parece que ficou bom mesmo, o borg é o cozinheiro oficial da minha vida, entao borg por favor, proceda a feitura hambúrguer ja estou com agua na boca. kkkk

    ahh lammarr vou esperar vc postar as fotos la no tópico de culinária caseira, de como ficou o prato.
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Lammarr Ter Set 16, 2014 5:13 pm

    Ué Tandra, é uma forma que achei de escrever, sacaneando a mim mesmo, em vez de apontar pra alguém, assim fica tudo bem e não arrumo encrenca rsrsrsrs

    Eu nem quero estar na minha pele quando o Borg souber que eu já vi uma linguiça "muito linda" numa feira aqui perto e que vai ser questão de tempo até eu ir lá buscar ela kkkkk Mas tenho fé que ele vai passar batido desse post.
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Qua Set 17, 2014 2:53 pm

    Lammarr escreveu:Então. Esse assunto de hamburguer e almôndegas muito me interessa, pra quando eu resolver me aposentar e seguir um amigo professor, que dizia que era melhor vender laranja na rua do que ser professor (e ele é doutor em literatura e dava aula em universidade...) Vai que eu resolvo montar uma coisinha pra vender hamburguers e almôndegas? Mas isso é só devaneio. Até a ideia aparecer vou envenenando a mim mesmo, por uma boa causa.

    Como sou muito corajoso, testei, baseado em tudo que li ali no texto, mas de forma absolutamente caseira, e numa receita que a tandra postou lá na Culinária Caseira e, ainda, numas latinhas de cerveja, que foram minhas auxiliares. Meu pequeno hamburguer:

    440g de carne de boi (acém) moída;
    100g (cerca de) de linguiça de porco, marca, de tanto ouvir o Borg falar de marca isso marca aquilo, evitei a do açougue (à granel), mas fiquei com vontade, tava bonita e comprei, salvo engano, linguiça de porco Sadia (emb. 1 kg) Mas como estou no serviço, depois tenho que conferir.
    Sal, pimenta do reino, azeite.

    Como se pode perceber, quem está de dieta, é bom nem tentar rsrsrsrs  Como tenho uma panela feita de adamantium e outros materiais de outras galáxias, que comprei num momento ébrio, que frita sem usar óleo (como se precisasse de óleo pra um hamburguer desses) o hamburguer se fritou na própria gordura, o que achei ótimo. Achei super saboroso.

    Fiz outra versão, na mesma proporção substituindo a linguiça de porco natural por linguiça calabreza. Gostei também, mas preferi a primeira.

    Ainda não entendi bem essa questão da proporção. Como o Gustavo demonstrou no texto, pode haver uma infinidade de misturas, mas ainda preciso achar o meu ideal. Vou testar o da receita da tandra, com bacon defumado, e outras misturas, até achar o hamburguer ideal, tipo o do Bob Esponja.

    Depois posto a receita lá na Culinária caseira com as fotos, porque tem os acompanhamentos ainda rsrsrsrsrs geek
    Hamburguer é algo bem pessoal.
    O interessante é ir testando para chegar no seu.
    Eu particularmente curto a carne moída uma vez só para n ficar aquele hamburguer pesado estilo bolinho de carne.
    Uma maneira q testei q fica ainda melhor é picando todas as carnes com os menores pedaços q conseguir na faca mesmo e depois misturar com a mão.
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Lammarr Qui Set 18, 2014 10:38 am

    Gustavo CM escreveu:Hamburguer é algo bem pessoal.
    O interessante é ir testando para chegar no seu.
    Eu particularmente curto a carne moída uma vez só para n ficar aquele hamburguer pesado estilo bolinho de carne.
    Uma maneira q testei q fica ainda melhor é picando todas as carnes com os menores pedaços q conseguir na faca mesmo e depois misturar com a mão.

    É mesmo. Vou tentar fazer isso depois posto lá no laboratório de comida caseira. Very Happy
    avatar
    gigiobbr


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 17/09/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por gigiobbr Qui Set 18, 2014 7:06 pm

    Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
    Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.
    avatar
    **Carlos**


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 28/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por **Carlos** Sex Set 19, 2014 9:01 am

    Perdoem-me a ignorância:
    Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
    Vi o vídeo do István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Dom Set 21, 2014 3:46 pm

    Galera to atualizando o tópico no primeiro post para ficar mais fácil de acompanhar.

    Daqui a pouco colocarei as maioneses.
    Espero q estejam curtindo!
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Dom Set 21, 2014 3:47 pm

    **Carlos** escreveu:Perdoem-me a ignorância:
    Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
    Vi o vídeo  do  István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.

    Carlos tem q colocar no pão e de preferência com um queijo de qualidade , porém nada impede q coma puro caso prefira!


    Última edição por Gustavo CM em Dom Set 21, 2014 7:45 pm, editado 1 vez(es)
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Dom Set 21, 2014 3:53 pm

    gigiobbr escreveu:Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
    Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.
    Bela contribuição amigo gigio!
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Lammarr Seg Set 22, 2014 2:33 pm

    gigiobbr escreveu:Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
    Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.

    Nossa, deve ficar muito saboroso. Lembro de ter comprado esse cordão de filé e não saber o que fazer com ele rsrsrsrs. Outra coisa que preciso é comprar um moedor urgente.


    **Carlos** escreveu:Perdoem-me a ignorância:
    Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
    Vi o vídeo  do  István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.

    A questão do pão acho que é pessoal. Eu não faço muita questão porque procuro evitar os carboidratos. Mas acho que os burgueiros devem achar isso um crime rsrsrsrs Eu gostaria de achar um pão mais cascudo, algo entre o italiano e o francês.

    Gustavo CM escreveu:Galera to atualizando o tópico no primeiro post para ficar mais fácil de acompanhar.

    Daqui a pouco colocarei as maioneses.
    Espero q estejam curtindo!

    Já vi a maionese, qualquer dia vou tentar de novo. A caseira é bem mais saborosa.
    avatar
    xicao


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 28/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por xicao Qui Set 25, 2014 11:00 pm

    Não devia ter entrado nesse topic, to de dieta hahahah!!!!! Mas farei um domingão pra testar. Onde acho essa liquid smoke? aqui em Londrina-PR nunca vi não.
    avatar
    gigiobbr


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 17/09/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por gigiobbr Sáb Set 27, 2014 4:52 pm

    Xicão, na verdade eu e um amigo compramos ela em pó, através do mercado livre (o frete sai mais caro que o produto kkkkkk). Basicamente é um tempero que dá um toque de defumado no sabor.
    avatar
    xicao


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 28/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por xicao Dom Set 28, 2014 9:41 pm

    Vou ver se acho pra comprar pela NET então. Valeu pela dica.
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Seg Set 29, 2014 1:21 pm

    gigiobbr escreveu:Xicão, na verdade eu e um amigo compramos ela em pó, através do mercado livre (o frete sai mais caro que o produto kkkkkk). Basicamente é um tempero que dá um toque de defumado no sabor.
    x_________________
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Qua Out 01, 2014 7:37 am

    Up atualizando.

    Receita – Original Burger do Melting Burgers

    Seja o primeiro a comentar
    Os sócios do Melting Burgers, Michel Fernandes Thomé e Marcela Tarraf Rubio, ensinam o passo a passo para preparar o famoso Original Burger, o carro chefe da casa de São José do Rio Preto. A receita é simples, mas há detalhes fundamentais para que o sabor fique perfeito. Confira abaixo (rende quatro unidades):

    Nota Hambúrguer Perfeito: rapaziada, se liga que nessa receita o hambúrguer é com mussarela no meio da carne, isso só pode ficar sensacional!)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    600g de ponta de peito moído 1x
    ► 60g gordura de ponta de peito
    ► 60g queijo mussarela moída
    ► 60g de bacon moído
    ► 4 pães de hambúrguer
    ► 40g de manteiga sem sal
    ► 120g de maionese de páprica
    ► 200g de mussarela fatiada
    ► 120g de bacon fatiado
    ► 40g de picles fatiado

    ► 4 ovos caipiras
    Preparo:
    Misture bem a carne com a gordura, a mussarela moída e o bacon moído até ficar uma massa homogênea. Separe-a em quatro partes iguais e molde em formato de hambúrguer. Coloque os Burgers na chapa e salpique sal e pimenta do reino a gosto. Ao virar o burger, coloque as fatias de mussarela sobre o lado já frito para derreter – para ajudar a derreter, poderá jogar um pouco de água na frigideira ou chapa e tampar o Burger para abafar. Quando o Burger atingir o ponto desejado, uma dica é retirá-lo da chapa e colocá-lo sobre uma assadeira vazada e deixá-lo descansando por cerca de 1 minuto para que o Burger não transfira toda a umidade para o pão.
    Montagem:
    Corte os pães de hambúrguer ao meio, passe a manteiga dos dois lados dos pães e “toste” na chapa. Reserve. Agora a montagem é muito simples! Passe a maionese de páprica na parte de baixo do pão, coloque o Burger com a mussarela, as tiras de bacon, ovo caipira frito e finalize com o picles.
    Inspirada na essência americana, o Melting Burgers desenvolveu todo seu conceito em cima desta atmosfera, desde a decoração até o cardápio, trazendo um dos pratos mais típicos dos Estados Unidos, o Burger, na sua melhor forma.
    Não conhece o Melting Burgers? Foi inaugurado em dezembro de 2013, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os sócios visitaram mais de 40 hamburguerias no Brasil e no Exterior para se inspirarem nos melhores produtos de cada uma delas.
    Quem assinou o cardápio, e desenvolveu as receitas e treinamentos foi o Chef Marcos Lee, do badalado Bar., que visitamos tempos atrás, olha aqui. Para os interessados em hamburguerias, o Melting Burgers está com o seu modelo de franquia saindo da chapa. Para mais informações, o e-mail de contato é: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Melting Burgers
    Rua Doutor Raul Silva, n 153, Redentora – São José do Rio Preto

    fonte e créditos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    obs: Adicionado no primeiro post!
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Borg Qua Out 01, 2014 8:57 am

    Gostei dessa receita, Gustavo. Gostei muito !!!

    Vou tirar o picles e colocar tomate seco...
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Qua Out 01, 2014 9:15 am

    Borg escreveu:Gostei dessa receita, Gustavo. Gostei muito !!!

    Vou tirar o picles e colocar tomate seco...
    Essa não testei!
    To aqui salivando, testarei o mais rápido possível!

    ps: N curto picles, colocarei os bons e tradicionais alface e tomate!
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Tandra Qua Out 01, 2014 2:15 pm

    Poderia mudar o nome do topico para "Agua na boca news" hehehe

    Essa última deve ficar top o lammar que vai curti hehehe.

    No mais aguardando o borg testar isso em casa. Rs
    Huguinho Onofre
    Huguinho Onofre


    Mensagens : 35
    Data de inscrição : 27/08/2014

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Huguinho Onofre Qua Out 01, 2014 4:11 pm

    Maionese caseira especial ( receita minha)

    Galera alguns anos comendo fora e apreciando bons lanches e maioneses cheguei em uma receita q é praticamente unanimidade.
    Quem prova normalmente curte e muito.

    Ingredientes:
    2 ovos
    cebola de cabeça a gosto ( 2, 3 rodelas em média)
    1 ou 2 colheres de Mostarda de boa qualidade Dijon, Heinz ou mesmo Hemmer q mesmo barata tem uma qualidade decente.
    meio limão
    azeitonas verdes a gosto
    1 fatia de presunto
    Óleo até dar ponto

    Sal a gosto( se atentando ao fato da azeitona ser salgada)
    Modo de preparo:
    Bater primeiro os ovos por 30 40 segundos para tirar aquele gosto forte.
    Em seguida acrescentar a cebola de cabeça + o limão e bater um pouco mais.
    Depois basta acrescentar os outros ingredientes: mostarda, azeitonas e o presunto.
    O presunto ajuda dar uma textura top, fica tipo um pate cremoso, coisa fina, estilo hamburgueria tradicional.
    Ir acrescentando o óleo vagarosamente e colocar na textura q julgar melhor.
    Eu particularmente bato com uma colher por cima qnd o liquidificador trava pois curto a maionese grossa e cremosa.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    ps: adicionada ao primeiro post e créditos para o autor do tópico! hehe
    Lammarr
    Lammarr


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Idade : 56
    Localização : Brazólia/DF

    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Delícia!

    Mensagem por Lammarr Seg Out 06, 2014 6:31 pm

    Já tenho uma fonte de consultas quando for fazer maionese. E já anotei a receita do melting burger. Show!

    Conteúdo patrocinado


    Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!! Empty Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 5:36 am