Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+6
Ph neutro
Crixus
Borg
morpheus
Laerte
Poseidon
10 participantes

    Chocolates

    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Sex Nov 28, 2014 10:52 pm

    Já provei várias marcas de chocolate, tanto nacionais quanto importadas, e vou começar o tópico com uma bela surpresa que vi a venda na loja Mundo Verde, o chocolate nacional Amma. Ele tem várias concentrações de cacau, já experimentei a 100% e 85%, ambas muito boas. A 75% ainda não peguei, pois foi a primeira que acabou (provavelmente será a mais popular pra quem ainda sente falta de algo mais açucarado, embora eu tb goste). Uma boa impressão que eu tive inclusive de um detalhe que passa batido pra muitos, que é a embalagem, com um fecho simples mas bem bolado. O preço por barra estava em R$ 19,40 qualquer uma delas. Achei meio salgado pra uma barra de 80g, mas me parece que vale, julgando só pelo sensorial. Havia também uma barra de cupuaçu....não sei se misturada com chocolate ou o que, mas fica pra outra dia.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Outra marca excelente é 'Brasil' (é, é só 'Brasil' mesmo o nome), que infelizmente não é encontrado facilmente. Comprei numa parada na Dutra indo pra São Paulo. O responsável pela marca, acho que é Sérgio Magalhães o nome. Tem poucas referências na internet, não encontrei fotos dos chocolates, nada....uma pena, pois é simplesmente a melhor marca que eu já provei. Melhor inclusive que a maioria dos importados.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Sex Nov 28, 2014 10:55 pm

    Tente achar o "Chocolah", feito no RS e encontrado em casas de produtos naturais, como a rede Mundo Verde...

    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Sex Nov 28, 2014 10:59 pm

    Já provei esse. Vendia muito na rede Pão de açúcar e Mundo verde.

    Pra falar a verdade....gostei muito não...é até um que vem meio dividido em dois dentro da embalagem né?

    Aproveitando, uma coisa que lembrei de agora: porque alguns chocolates continuam bonitinhos na geladeira e outros ficam com aquele esbranquiçado (alguns dizem que ficou 'russo'). O da Cacau Show, por exemplo, fica direitinho. Já esse Amma fica 'russo' e empedrado.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Sex Nov 28, 2014 11:05 pm

    Isso é devido a uma falha na temperagem do chocolate, na maior parte dos casos, ou devido a falhas no transporte ou armazenamento do chocolate, onde rola variação brusca de temperatura.

    As manchas brancas que ficam na parte externa são cristais de gorduras que estavam em um estado de cristalização mais estável (alfa) e por conta de aquecimento e resfriamento irregulares, eles tiveram sua cristalização migrada para uma geometria menos estável (beta). esta geometria não consegue harmonizar com a estrutura do chocolate e acaba sendo expelida para a parte externa, gerando essa coloração esbranquiçada. Não é algo que estrague o chocolate, mas altera sensivelmente o sabor, pois a gordura em excesso nas bordas gera distorção no sensorial e o molo acaba ficando menos saboroso porque a gordura que estava ali migrou... como gorduras e óleos são veículos naturais de aromas, o chocolate acaba ficando desbalanceado no quesito sensorial.

    Sabe aquelas cascatas de chocolate que vemos nos quiosques e lojas? Aquilo ali é uma temperadeira de chocolate, um equipamento que faz o chocolate ficar fluindo sem parar, garantindo a estabilidade dele e evitando que role formação de cristais de gordura instáveis...
    Poseidon
    Poseidon


    Mensagens : 325
    Data de inscrição : 19/09/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Poseidon Sáb Nov 29, 2014 7:14 am

    Cara eu embora goste bastante de chocolate conheço pouquíssimas marcas, só as mais comuns mesmo. Essa que tu esta indicando no tópico achei interessante elas virem com a dosagem de cacau. Quanto tiver a primeira oportunidade vou comprar, apesar de tb ter achado carinho rs
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Laerte Sáb Nov 29, 2014 7:21 am

    Já comi esse de 75% uma delícia mas, prefiro o 85% mas, gostoso, beem mais gosto o 100% eu não experimentei, mas, penso que seja melhor, o gosto mais apurado de cacau.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Sáb Nov 29, 2014 1:10 pm

    Olha, o 100% eu mesmo nunca tinha provado, já imaginando que não iria gostar muito...porque se a gente for parar pra pensar, é melhor comprar logo o cacau inteiro e comer....mas acho que mesmo esse 100%, na verdade, é um quase 100%, porque senão não seria chocolate e sim uma barra de cacau. Deve ter um mínimo que seja de açúcar e outros ingredientes pra ser considerado chocolate. Aí acho que é mais o marketing da coisa mesmo.

    O bom é que, por não ter mais quase nada além do cacau (açúcar por exemplo), não tem nem como viciar....é pra comer tipo de ocasião mesmo. O 85% pra mim é o melhor - relação perfeita entre sabor e concentração.

    Só esse 100% mesmo pra durar mais do que uma semana aqui em casa.... Laughing .
    morpheus
    morpheus


    Mensagens : 276
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por morpheus Sáb Nov 29, 2014 4:14 pm

    Eu gosto de um chocolate mais doce, então acho que esse 100% ou 85% de cacau eu não iria gostar tanto. Depois quero experimentar. Um chocolate nacional que gosto e gosto muito são os da Brasil cacau. Acho eles bem gostosos.

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Sáb Nov 29, 2014 5:19 pm

    Pessoal, não existe chocolate 100% de cacau. Isso é barra de cacau, não é chocolate. O cacau é bem amargo e o que lhe dá um paladar agradável é a sua mistura com açúcar. Existem empresas que colocam chocolate com 100% de cacau... isso é enganação, é crime contra o consumidor. E nem precisa trazer a lei pq a matemática em si já basta pra detonar o fabricante, eheheheh....
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Dom Dez 07, 2014 7:06 pm

    Voltando ao chocolate: também recomendo a da marca Native, famosa pelos seus orgânicos. Nesse caso especificamente, não ligo se o produto é ou não orgânico, até porque isso reduziria bastante a variedade de ótimas marcas que foram surgindo recentemente, e as clássicas marcas antigas também.

    70% ou 75% pra mim é a melhor relação Custo X benefício pra quem quer um chocolate melhor do que os doces de gordura vegetal (sempre pensei que gordura fosse sempre animal...fica aí outra dúvida pro Borg Cool ) disponíveis nas grandes lojas das marcas mais famosas, mas ainda está muito habituado com o excesso de açúcar e aditivos. É também a minha porcentagem favorita, junto com a 85%. Recomendo e está mais ou menos o mesmo preço do já citado Amma. Uns R$ 17,00 aqui no RJ.... Sad , mas, opinião minha, vale bem mais que pagar R$ 4 ou R$ 5 nas barras mais comuns. Esses eu só dou pra crianças ou pros 'civis'.... Razz .
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Crixus Ter Dez 09, 2014 8:59 pm

    Tem um chocolate que esta mais para bombom, mas, eu sou apaixonado é o charge da Nestlê, até parece piada citar nacionais quando se tem vários ótimo ai mundo a fora, mas, gosto muito desse e num combate em barra de chocolate e charge e sempre fico com o charge gegege
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Qui Dez 11, 2014 9:48 pm

    Dart, existe gordura animal e gordura vegetal. A animal é extraída do corpo dos animais abatidos, geralmente porcos, bois e galinhas. A vegetal vem da hidrogenação dos óleos vegetais (algodão, soja, milho, girassol, etc...). A gordura vegetal não possui colesterol, mas possui um alto teor de gorduras trans.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Qui Dez 11, 2014 10:03 pm

    Borg escreveu:Dart, existe gordura animal e gordura vegetal. A animal é extraída do corpo dos animais abatidos, geralmente porcos, bois e galinhas. A vegetal vem da hidrogenação dos óleos vegetais (algodão, soja, milho, girassol, etc...). A gordura vegetal não possui colesterol, mas possui um alto teor de gorduras trans.

    Opa! Essa eu não sabia....então os rótulos das margarinas que dizem não ter gordura trans, tão errados? Ou eles tiram essa gordura de algum jeito das margarinas?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Qui Dez 11, 2014 10:06 pm

    Nesse caso, o óleo sofre um processo que não é a hidrogenação, mas sim a interestereficação da gordura, fazendo com que ela ganha a forma sólida, porém com um percentual muito baixo de gorduras trans.
    A margarina primor possui 12g de gorduras trans por 100g de produto.
    A delícia cremosa possui menos de 2g por 100g de produto... pq usa gordura interesterificada.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Sex Dez 19, 2014 7:14 pm

    Borg escreveu:Nesse caso, o óleo sofre um processo que não é a hidrogenação, mas sim a interestereficação da gordura, fazendo com que ela ganha a forma sólida, porém com um percentual muito baixo de gorduras trans.
    A margarina primor possui 12g de gorduras trans por 100g de produto.
    A delícia cremosa possui menos de 2g por 100g de produto... pq usa gordura interesterificada.

    Valeu cara. Mas e a Qualy? (provavelmente a favorita da maioria) Tem trans também?

    E voltando aos chocolates, agora pra falar de uma que eu não gosto muito, mas tem se popularizado por ter uma boa distribuição nos pontos de venda - a Lindt.

    Quando experimentei, não pude deixar de notar a embalagem, bonita e bem padronizada. Porém...o produto em si me parece ter gosto de fumaça... Neutral , ou algo parecido....nunca mais comprei depois que experimentei as marcas citadas anteriormente e outras. O chocolate branco deles é até legalzinho, esse eu ainda compro de vez em quando. Mas eu evito pq é gorduroso pacas.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Ph neutro Sex Dez 19, 2014 8:23 pm

    Dessa eu nunca comer, mas gosto bastante de chocolate. Eu compro muito aquela barra de 1kg da Nestlé meio amargo para mim é satisfatória não é doce, não enjoa, é recomendado é é mais saudável.

    Já chocolate branco eu raramente como, é só gordura, nem se pode dizer que é chocolate propriamente dito.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Dartagnan Dom Jan 04, 2015 9:21 pm

    Mais uma das nacionais digna de respeito: o Marzipan da Nugali. Barrinha de 40g (a gramatura perfeita pra mim), dá pra comer toda sem se sentir culpado e sacia se vc não for um glutão boca nervosa... Razz .

    Compro de vez em quando no supermercado Zona Sul. Tem só em alguns bairros do RJ. Custa em média R$ 7,80.
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Seg Jan 05, 2015 8:33 am

    Marzipan é algo meio raro por aqui, mas na Europa é igual a pé-de-moleque, ehehehehe
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Seg Jan 05, 2015 8:34 am

    Ph neutro escreveu:Dessa eu nunca comer, mas gosto bastante de chocolate. Eu compro muito aquela barra de 1kg da Nestlé meio amargo para mim é satisfatória não é doce,  não enjoa, é recomendado é é mais saudável.

    Já chocolate branco eu raramente como, é só gordura,  nem se pode dizer que é chocolate propriamente dito.

    Essa barra de 1kg tb não pode ser considerada "chocolate", tal qual as barrinhas de 200g que compramos no mercado.
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por victor andrade Seg Jan 05, 2015 9:27 am

    Com medo no.coração eu pergunto, por que borg? Por que não pode ser considerado chocolate?
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Seg Jan 05, 2015 9:37 am

    As barras de 500g e 1000g tem a nomenclatura "Cobertura de chocolate" ou "Cobertura sabor chocolate", pq não são feitas com manteiga de cacau, mas sim com gordura vegetal hidrogenada. Quando é chocolate, é apenas com manteiga de cacau. Quando é cobertura, é com gordura hidrogenada e um pouco de manteiga de cacau.
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Ph neutro Seg Jan 05, 2015 10:18 am

    Para vocês verem como são as coisas, para nós leigos é tudo igual, mas, por causa de uma palavra muda tudo.  Valeu pela explicação borg.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Seg Jan 05, 2015 11:00 am

    As pessoas não olham as entrelinhas das embalagens de alimentos...

    Nego não enxerga os "alimentos compostos", "preparados lácteos", "coberturas", "Especialidades", "alimentos à base de"... e outras bizarrices que a indústria vende porque algum jurídico conseguiu criar uma brecha legal...
    Ph neutro
    Ph neutro


    Mensagens : 130
    Data de inscrição : 10/11/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Ph neutro Seg Jan 05, 2015 11:37 am

    Comecei a ficar de de olho nessas expressões depois que entrei aqui hehehehe...

    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Borg Seg Jan 05, 2015 11:45 am

    Toddynho, manteiga leco, iogurtes diversos, requeijões, catchup... a lista é looonga...

    Conteúdo patrocinado


    Chocolates Empty Re: Chocolates

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:40 am