Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


3 participantes

    Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

    avatar
    Duarte


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 18/04/2016

    Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores Empty Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

    Mensagem por Duarte Seg Abr 18, 2016 7:06 pm

    Gostaria de informações sobre o custo x beneficio do frango desfiado pronto, em relação a comprar o file de peito de frango, cozinhar e desfiar.

    Ouvi falar que existe um perca de 50% da gramatura quando cozinhamos e desfiamos, ou seja, compro 1 kg de peito de frango e depois do trabalho tenho 500 g de frango desfiado.

    Gostaria de informações de fornecedores para comprar em maiores quantidades na Bahia caso alguém conheça.

    Trabalho com sanduíches naturais, tortas e pizzas e utilizo muito o frango desfiado, mas perco muito tempo para cozinhar, desfiar etc...

    Obrigado!
    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores Empty Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

    Mensagem por Crixus Seg Abr 18, 2016 8:56 pm

    Cara penso que procede isso sobre a perda da gramatura uma vez que quando se coztinha libera toda água do frango consequentemente ele diminuirá peso e quantidade. Não sei se na proporção que vc citou. Nesse sentido compensa bem mais comprar ele já desfiado, porém não tenho menor idéia de preço para avaliar o custo benefício. Sobre sua outra pergunta acredito que o usuário Borg poderá ajudar.

    Abraços boa sorte na pesquisa.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores Empty Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

    Mensagem por Borg Ter Abr 19, 2016 9:28 pm

    Duarte, bom dia. Seja bem vindo ao nosso grupo !

    Trabalhei muitos anos com frango para produção de recheios de todo tipo.  O frango inteiro possui vantagens e desvantagens, se comparado ao peito de frango processado:

    Vantagens
    O frango inteiro é mais barato
    Usando o frango inteiro, você pode melhorar o sabor do alimento, colocando partes da coxa e sobrecoxa junto ao peito. Estas partes são mais irrigadas, possuem mais gordura e por isso são mais saborosas (aromas são quase todos de base oleosa, por isso ficam presentes na gordura dos alimentos). Quando se usa 100% peito de frango, é necessário ter um tempero que faça a diferença na hora de testar o sabor, pois o peito não traz nenhum diferencial de sabor, ao contrário da coxa e sobrecoxa.

    Desvantagens
    O frango inteiro perde de 20 a 30% de seu tamanho depois de cozido e processado. Isso acontece porque os abatedouros injetam o tempero internamente com uma quantidade absurda de água junto, inchando o produto e levando para o congelamento (a água congela no meio das fibras e o aumento no peso se confirma). Aqui no RJ é comum a gente chamar o frango congelado de algumas marcas de "frango d'água", pois eles entram no forno como frango e saem como pombo, eheheh..

    O frango inteiro exige um trabalho muito maior, pois é necessário limpar, cortar, separar, desossar... o que o frango já processado não exige.

    Quando vc compra 1kg de frango inteiro, vc tb está comprando osso, que não é usado na receita, a não ser que seja pra fazer um molho pardo.

    Além disso, existe o problema sanitário. Carcaça e restos de frango contaminam com facilidade, geram odor desagradável quando expostos muito tempo à temperatura ambiente, devem ser descartados imediatamente após o trabalho no alimento.

    Já o frango processado (peito desfiado) é mais prático, a diferença no preço acaba compensando na economia de trabalho na cozinha e na drástica redução do desperdício, pois praticamente 100% do pacote é usado. A sua grande desvantagem é: Peito desfiado industrializado não tem gosto de nada, é um dos insumos mais sem graça que podemos usar na cozinha. Se o frango não levar uma "turbinada" na hora de fazer o recheio, provavelmente o final será um frango claro, ressecado no miolo e sem aquele gosto que faz a diferença.

    O que eu recomendo para bares, lanchonetes e pequenas produções é comprar frango desfiado (aqui no RJ as marcas mais em conta são Rica e Pif-Paf), comprar filé de coxa ou coxa de frango e cozinhar misturado numa proporção de 70% peito e 30% coxa, para que o frango fique com uma cor mais bonita e também com mais sabor.

    Um lembrete: Produtos de frango dito "desossados" vem com osso sim !!  O processo de desossa nos abatedouros é manual e requer rapidez no manuseio do alicate. Se a linha está sobrecarregada o funcionário da desossa larga o frango mais rápido para pegar outro e nisso fragmentos acabam indo grudados na carne pq ele não faz a devida inspeção. Todo consumidor sabe que osso de frango é parte do animal, mas quando ele aparece no recheio alguns fazem um estardalhaço sem igual, por isso todo cuidado é pouco. Reclamar com os fabricantes na prática não adianta nada, infelizmente.

    Caso você precise de mais alguma ajuda, não hesite em postar aqui no ALIDB, teremos o maior prazer em tentar ajudar.

    Conteúdo patrocinado


    Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores Empty Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 12:13 am