Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


+3
Laerte
Dartagnan
Crixus
7 participantes

    Vinho - A bebida dos Deuses

    Crixus
    Crixus


    Mensagens : 335
    Data de inscrição : 13/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Crixus Qui maio 14, 2015 12:41 pm

    Fala borg, você saberia explicar os diferentes vinhos que existem? Acho que temos o cabernnet, o mellot (não sei como escreve) carmenara, acho que é isso. Eu sei que tem a ver com a uva, mas, não sei a explicação, se tu souber compartilha ai com a gente.
    Dartagnan
    Dartagnan


    Mensagens : 111
    Data de inscrição : 28/08/2014
    Localização : Rio de Janeiro

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Dartagnan Sáb maio 16, 2015 11:01 pm

    Boa ideia o tópico. Também curto um vinhozinho de vez em quando.

    Pena que não tem tanto como indicar, porque o sabor sempre varia de safra pra safra. Só a marca e a fama não são suficientes pra te agradar porque dependem de muitas variáveis.

    Dos nacionais, tem o Miolo, que melhorou bastante. Dos importados, o francês (sempre eles) Cotê Du Rhone.

    Mas eu 'viajo' mais no chocolate e café do que nos vinhos. Vou até tirar esse atraso depois....
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Laerte Qua maio 27, 2015 11:04 am

    Outro amante de vinho aqui. São várias as uvas, mais, muitas mesmo.
    dá só uma olhada

    Cabernet Sauvignon: Das castas internacionais, talvez seja a uva tinta mais reproduzida nos países do Novo Mundo (Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia são os principais). É uma uva francesa da região de Bordeaux responsável por muitos châteaux famosos. Costuma gerar vinhos encorpados, tânicos e que podem envelhecer bem. Aromas que lembram frutas escuras, toques herbáceos, e tabaco no envelhecimento são suas marcas registradas. Adaptou-se muito bem nos países acima mencionados.

    Merlot: Outra uva de origem bordalesa (natural de Bordeaux). Disseminou-se com sucesso pelos países do Novo Mundo, mas apresenta características distintas de sua companheira mais austera (Cabernet Sauvignon). Gera vinhos macios, encorpados, e com muita fruta. Dependendo do produtor e de sua vinificação pode envelhecer bem, mas geralmente seus vinhos devem ser tomados jovens.

    Malbec: Uva tinta do Sudoeste (link para detalhar esta região) francês fazendo parte da apelação
    Cahors (link para detalhar esta apelação). Nesta região é comum ter o nome de Côt. Contudo, é na Argentina que a Malbec gera os melhores vinhos a ponto de ser a uva emblemática deste país. São vinhos com muita fruta, coloridos, e macios. Toques de especiarias e violeta são sempre lembrados.

    Syrah: Uva francesa do Vale do Rhône (link para detalhar esta região) que se adaptou muito bem em vários países do Novo Mundo, especialmente na Austrália com uma grafia diferenciada, Shiraz. No Rhône, seus vinhos são mais austeros, principalmente com a apelação Hermitage (link para detalhar esta apelação). Em outros países, gera vinhos de cor intensa, aromas bastante frutados, ricos em especiarias. Aromas de azeitonas, tabaco e toques defumados também são citados.

    Pinot Noir: Uva muito delicada da região francesa da Borgonha (link para detalhar esta região). Seus vinhos nesta região são únicos e muito elegantes. Fora da Borgonha, alguns países aventuram-se em cultivá-la. Algum sucesso na Nova Zelândia (link para detalhar este país) e nos Estados Unidos (link para detalhar este país). Nos demais países, seus vinhos são relativamente leves, mas sem o mesmo brilho de sua terra natal.

    Gamay: Esta é a uva francesa que dá origem aos delicados Beaujolais (link para esta apelação), apelação muito famosa. Seus vinhos são macios, muito frutados e florais, além de serem consumidos jovens. Fora da França é muito pouco cultivada, tendo no Brasil alguns exemplares interessantes. Procurar por safras, as mais recentes possíveis.

    Carménère: Uva da região francesa de Bordeaux (link para detalhar a região), apesar de estar praticamente extinta nesta região. Foi muito bem adaptada no Chile, tornando-se sua uva emblemática. Os melhores Carménères chilenos são encorpados, muito frutados, tânicos e com toques aromáticos de pimenta negra. Alguns exemplares sem grande expressão estão no nordeste da Itália (link para detalhar esta país).

    Cabernet Franc: Uva francesa do Vale do Loire (link para detalhar esta região), mas também cultivada na região de Bordeaux (link para detalhar esta região). Costuma gerar vinhos de corpo médio, frutados, com toques herbáceos e florais. Países do Novo Mundo como o Uruguai costumam ter sucesso com esta uva, gerando vinhos mais intensos que os originais franceses.
    Grenache: Uva francesa do Vale do Rhône (link para detalhar esta região). Faz parte dos vinhos de apelações como Côtes du Rhône (link para detalhar esta apelação) e Châteauneuf-du-Pape (link para detalhar esta apelação). Costuma gerar vinhos de bom teor alcoólico, grande poder de fruta e notável maciez. Espanha e Austrália produzem belos exemplares com esta uva, principalmente com videiras mais antigas.

    Tannat: Uva da região Sudoeste (link para detalhar esta região) da França. Nesta região temos a apelação Madiran (link para detalhar esta apelação) que elabora vinhos encorpados e tânicos. São vinhos um tanto duros na juventude, mas que envelhecem muito bem. O Uruguai adotou esta casta como referência em seus vinhedos, com vinhos mais maleáveis e não tão austeros como o original francês. Seu cultivo em outros países dá-se de forma discreta.

    __________
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Laerte Qua maio 27, 2015 11:06 am

    Eu particularmente não gosto de Merlot, não gosto do gosto e sempre tenho dores de cabeça depois, a que eu mais tomo é a cabernet, essas outros ja tomei uma ou outra mais não saberia diferenciar.
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Borg Qua maio 27, 2015 11:52 pm

    Na minha adega sempre tem Carménère chileno, Malbec de Luján de Cuyo , Cabernet Sauvignon Chileno e especialmente blend entre Cabernet e Carménère. Quando aparece um Tannat uruguaio ou um Tempranillo espanhol, a casa agradece, ehehehehe....

    Quem um dia quiser me dar um presente, aceito de bom grado um Catena Zapata ou um Isla Negra, e ainda tiro uma foto da rolha como brinde, eheheheh!!!
    victor andrade
    victor andrade


    Mensagens : 352
    Data de inscrição : 02/10/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por victor andrade Qui maio 28, 2015 8:54 am

    hahahah eu eu que tinha pra mim que as únicas diferenças entre vinhos era se era branco ou tinto kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Borg Qui Set 03, 2015 11:30 am

    Se esse tópico bombar, vai ficar claro como o mundo dos vinhos é vasto e complexo....
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Catuné Ter Set 08, 2015 5:19 pm

    Aproveitando promoção de aniversário do Carrefour, comprei uns Carmenere da Vina Maipo por R$14,99 Smile. Comprei um Merlot e só não joguei fora por que não tenho $ sobrando, mas estava uma bomba. Curto bastante os argentinos Benjamim quando estão na casa dos 19,00, que não é o caso no momento. No Mundial tem o português Velharia por R$ 20,00, imperdível esses preços galera!
    Quando o chileno Casillero del Diablo cai pra média dos 28,00 eu "passo o rodo", é quando bebo Shiraz, Tempranillo que cabem no bolso e gosto, principalmente bolso Smile.
    Bom, sei que o tópico é vinho mas no carrefour a cerveja uruguaia Nortena 1l tá R$ 6,00!!!!
    Abs
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Borg Ter Set 08, 2015 6:07 pm

    Catuné escreveu:Aproveitando promoção de aniversário do Carrefour, comprei uns Carmenere da Vina Maipo por R$14,99 Smile. Comprei um Merlot e só não joguei fora por que não tenho $ sobrando, mas estava uma bomba. Curto bastante os argentinos Benjamim quando estão na casa dos 19,00, que não é o caso no momento. No Mundial tem o português Velharia por R$ 20,00, imperdível esses preços galera!
    Quando o chileno Casillero del Diablo cai pra média dos 28,00 eu "passo o rodo", é quando bebo Shiraz, Tempranillo que cabem no bolso e gosto, principalmente bolso Smile.
    Bom, sei que o tópico é vinho mas no carrefour a cerveja uruguaia Nortena 1l tá R$ 6,00!!!!
    Abs  

    O Catuné chegou no fórum pra me fazer gastar mais dinheiro, KKKKKKKKKKK

    Carmenere a 15 dilmas, eu compro tudo, KKKKKKKKKKKKKKKK Vou lá amanhã com a patroa, eheheheheh
    Laerte
    Laerte


    Mensagens : 257
    Data de inscrição : 11/10/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Laerte Ter Set 08, 2015 11:15 pm

    Catuné escreveu:Aproveitando promoção de aniversário do Carrefour, comprei uns Carmenere da Vina Maipo por R$14,99 Smile. Comprei um Merlot e só não joguei fora por que não tenho $ sobrando, mas estava uma bomba. Curto bastante os argentinos Benjamim quando estão na casa dos 19,00, que não é o caso no momento. No Mundial tem o português Velharia por R$ 20,00, imperdível esses preços galera!
    Quando o chileno Casillero del Diablo cai pra média dos 28,00 eu "passo o rodo", é quando bebo Shiraz, Tempranillo que cabem no bolso e gosto, principalmente bolso Smile.
    Bom, sei que o tópico é vinho mas no carrefour a cerveja uruguaia Nortena 1l tá R$ 6,00!!!!
    Abs  

    post de utilidade pública.

    Eu também sou daqueles que ficam na espreita a espera de uma promoção de vinho. ótica diga catuné, valeu por postar.
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Catuné Qua Set 09, 2015 12:18 pm

    Galera, como não tenho $ pra arriscar e sobrando e curto peças comer e beber bem que caiba no bolso, e a cozinha quem pilota sou eu, sou rato de mercado, a casa é por conta da patroa Wink
    Melo da Vina Maipo nem pensar, Carmenere é pra se arrematar todos, eu peguei da safra 2011!!
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Borg Qua Set 09, 2015 5:21 pm

    Quando aparece o Isla negra Carmenere/Cabernet no Mundial, eu tento levar o máximo que a $$ no banco permite, eheheheh... Vinho excelente, faz parte de carta de vinhos de excelentes restaurantes no RJ e SP, possui excelente custo/benefício... já achei ele por menos de 20 pratas no mercado...
    Tandra
    Tandra
    Admin


    Mensagens : 529
    Data de inscrição : 08/08/2014
    Idade : 34

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Tandra Qua Set 09, 2015 9:31 pm

    Eu aprendi a apreciar vinho com o borg, hoje sou apaixonada.

    Aqui em casa temos um taylors do ano de 2001, iremos abrir só no ano que vem, 15 anos... Vai estar maravilhoso.
    Catuné
    Catuné


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 31/08/2015
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janrio

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Catuné Qui Set 10, 2015 7:35 am

    Tandra escreveu:Eu aprendi a apreciar vinho com o borg,  hoje sou apaixonada.

    Aqui em casa temos um taylors do ano de 2001, iremos abrir só no ano que vem,  15 anos...  Vai estar maravilhoso.
    Alguns cuidados no armazenamento garante que ele não avinagre mesmo sem ser aberto take care Idea
    Borg
    Borg
    Admin


    Mensagens : 774
    Data de inscrição : 08/08/2014

    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Borg Qui Set 10, 2015 8:15 am

    Esse Taylor's eu comprei em Vila Nova de Gaia, em 2007. Comprei 6 garrafas sendo que 3 eu acabei presenteando (vinho do Porto é sempre um bom presente), uma literalmente desapareceu, uma eu matei e a última vamos matar nos 15 anos do rótulo... ela está guardadinha, na caixa... esperando o abate, eheheheh....

    Conteúdo patrocinado


    Vinho - A bebida dos Deuses Empty Re: Vinho - A bebida dos Deuses

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 10:01 am